Menu

Sem água, moradores do Miritizal isolam Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Texto e foto: Jairo Barbosa – De Cruzeiro do Sul


Cerca cento e vinte moradores do bairro Miritizal, no segundo Distrito de Cruzeiro do Sul, fecharam no inicio da manhã desta terça feira (6/11), o acesso a ponte de Cruzeiro do Sul, na estrada chamada de variante, que liga Cruzeiro do Sul a BR 364.

Publicidade

Os moradores protestaram por causa da falta d’água na comunidade. Segundo José Bezerra, “a rede foi toda instalada, bem como as caixas que já estão no local adequado, faltando somente água”, disse o morador.


O protesto gerou confusão e por pouco não terminou em confronto entre os manifestantes e trabalhadores que tentaram furar o bloqueio para seguir viagem. Com baldes e até uma caixa d’água, os moradores impediram a passagem até de motocicletas. Muitos usaram a via exclusiva de pedestres da ponte para atravessar o trecho.


Homens da Polícia Militar chegaram ao local e iniciaram a mediação com os líderes do movimento. Evandro da Silva, que estava á frente dos moradores, disse que o protesto somente seria suspenso depois que um representante do DEPASA comparecesse ao local.


“A gente tá indo buscar água no rio Juruá. Água suja, porque todo dia aparece um animal morto lá dentro. Durante a política, a água caiu direitinho aqui, bastou a política passar, pra deixarem a gente na seca”, reclamava a moradora Silvia Freitas.


“Quem tem dinheiro, para garantir o abastecimento, não tinha outra saida senão comprar mil litros d’água por R$ 25”, foi o que o que disse Samoel Lucas, outro morador.


Por telefone, o diretor do DEPASA, Gildo César Rocha, atribuiu a culpa pela falta d’água a Eletrobrás, que não ligou a rede de energia do sistema para garantir o abastecimento.


“Eu liguei pro Celso Mateus e disse que ele conseguiu o que queria, gerar um protesto ai. Fazem mais de quatro dias que a gente pede para que a rede seja ligada, e eles não deram atenção. Mas já enviamos o representante ao local e garantimos que o fornecimento será iniciado ainda hoje pela manhã”, disse Rocha.



 


 

Publicidade

 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido