Menu

Pesquisar
Close this search box.

Olham para o umbigo

É cômodo aos dirigentes da oposição debitar a derrota na Capital ao uso pelo PT da estrutura do governo e prefeitura. Infantil. Fariam o mesmo estivessem no poder. O erro foi se dividirem em diversas candidaturas e travarem entre si uma dura luta de carnificina no primeiro turno.


Briga de desconstrução


No primeiro turno era o senador Petecão (PSD) detonando Tião Bocalon (PSDB) em todos os bairros, e os tucanos vendendo o candidato Fernando Melo (PSDB) como “infiltrado” do PT.


Quem não se lembra?


Quem não se lembra da manobra armada pelos tucanos para bagunçar a convenção do PMDB? Quem não se lembra do Petecão dizendo que Bocalon conseguia ser arrogante fora do poder?


É uma tolice


Então é tolice dos dirigentes da oposição dizer que perderam por uso do poder econômico pelo PT. O próprio Sérgio Petecão não se elegeu senador contra essa mesma máquina do PT?


Não derrotou?


O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), também não enfrentou o uso brutal da máquina estatal contra a sua candidatura e conseguiu se reeleger contra o rolo-compressor?


Não apenas isso


Então a derrota da oposição na Capital não pode ser debitada só ao fator máquina pública.


Absoluta razão


A candidatura do Fernando Melo (PMDB) sempre foi um blefe. O ex-deputado federal João Correia (PMDB) estava certo ao prever seu fracasso por Melo não ter o DNA do PMDB.


O que ganhou?


O que ganhou o PMDB na Capital? Nada. Apenas substituirá na Câmara Municipal o vereador Rodrigo Pinto (PMDB) pela eleita Eliane Sinhazique (PMDB), numa troca de seis por meia dúzia.


Mérito sim!


 Bocalon tem um mérito na política, o de ser corajoso e obstinado. É bobagem dizer, com a quase metade dos votos da Capital, que acabou. É uma das maiores lideranças da oposição.


Registro com pesar


Mas, sem dúvida, o fato mais negativo desse segundo turno foi um diretor de estatal colocar nas redes sociais esse insulto, após a vitória do PT: “Tião Bocalon vá para a p… que pariu!.


Sejamos francos


Na oposição o único que pode atirar a primeira pedra que foi contra várias candidaturas é o deputado Márcio Bittar (PSDB). Flaviano Melo, Sérgio Petecão e Tião Bocalon foram a favor.


Falando de pesquisas


O IBOPE mais uma vez fracassou em Rio Branco. Deu uma vitória folgada na última pesquisa a Marcus Alexandre (PT) e este bateu Tião Bocalon (PSDB) por minguados 1,54% da votação.


Acerta todas


Já o instituto DELTA, que tentaram desqualificar, mais uma vez saiu de uma eleição acertando  suas previsões. Foi quem mais se aproximou do resultado do segundo turno. O DELTA é sério!


Para ela mesma


A oposição não só perdeu para a estrutura do PT, mas, principalmente, perdeu para os seus próprios erros e parece não estar tendo a humildade de reconhecer a sua responsabilidade.


Grandes vencedores


O Interior teve dois grandes vencedores. Os prefeitos Nilson Areal (PR), e Vagner Sales (PMDB), por venceram eleições duras em seus municípios. Contra tudo e contra todos.


Não desceram do salto


O PT ganhou a PMRB por pouco, mas alguns membros continuam agressivos. Ontem, o deputado Jonas (PT) cutucou a Perpétua Almeida (PCdoB) de só aparecer para as fotos da vitória.


Minha opinião


A Perpétua Almeida é uma liderança popular, tem luz própria, é uma das mais expressivas atuações da bancada federal, o mesmo não se pode dizer do deputado Jonas Lima, na Aleac.


Atacando aliados


Jonas (PT) atacou ainda os fiéis aliado da FPA, Francisco Deda e a mulher, deputada Maria Antonia (PP), ironizando Deda como “ficha suja” e que como tal tem de ser varrido da política.


Troco na hora


O deputado Moisés Diniz (PCdoB) foi solidário com Deda e Maria Antonia, por serem leais ao governo, e lembrou que, quem tem prefeito preso por corrupção é o PT (Neuzari Pinheiro).


Mágoa das derrotas


A deputada Maria Antonia, não calou: “O Jonas está com raiva por ser um derrotado. Eu e o Deda colocamos na balsa os seus candidatos a prefeito em Rodrigues Alves e Mâncio Lima”


Donos dos votos?


O Tião Bocalon (PSDB) tem todo direito de ser candidato a deputado estadual em 2014. Não vejo motivo por o deputado Rocha (PSDB) atacá-lo. É dono dos votos dos acreanos, por acaso?


Palavra de ordem


A palavra de ordem no PCdoB é essa: “a deputada federal Perpétua Almeida será candidata a senadora em 2014, queiram ou não queiram os dirigentes do PT”. Ela já tinha me dito isso.


Nada cheiroso


Lideranças desprezadas pela prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, contam estarem esperando ela aparecer em suas casas para pedir votos à Aleac: “será recebida com algo nada cheiroso”


Esqueceu o rabo


Dizia minha Avó: “não olhe para o telhado do vizinho e esqueça o seu”. Enquanto o deputado Astério Moreira (PEN) tocava fogo na tribuna em uma briga entre o deputado Werles Rocha (PSDB) e Tião Bocalon (PSDB), no seu nariz, no plenário havia um espatifado na FPA, entre os deputados Jonas Lima (PT) e Maria Antonia (PP), com estocadas do Moisés Diniz (PCdoB). Ou seja, brigas não são marca registrada da oposição, que o digam os dirigentes do PT e PCdoB.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.