Menu

Pesquisar
Close this search box.

Vida dificultada

Uma reunião de dirigentes do PSDB decidiu em conjunto com o senador Sérgio Petecão (PSD) que, a vida do deputado Chico Viga (PSD) será dificultada de agora em diante no partido e terá que seguir a oposição na Aleac , sob pena de ser acionado por infidelidade partidária.


Gota de água


A reunião que Chico Viga (PSD) fez essa semana com dezenas de pessoas para montar uma lista para trabalhar domingo na campanha de Marcus Alexandre (PT) foi a causa principal.


Brigar na justiça


O senador Petecão (PSD), irritado com o fato, disse ontem que, se Chico Viga tentar sair do PSD lhe será negado o pedido e se quiser conseguir que, contrate um advogado e vá à justiça.


Não só nas pesquisas


O acirramento dos ânimos não está apenas nas pesquisas de opinião pública, os cabos-eleitorais bad boys do PT e PSDB passam o dia trocando baixarias no centro da cidade.



Papel de trouxa


Na verdade fazem papel de trouxa, não será na base do grito, que vão decidir a eleição.


Seriedade comprovada


A pesquisa da DELTA, que reputo como um instituto sério deu empate técnico entre Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalon (PSDB), com diferença de décimos para o petista.


Retrato das ruas


E é esse mesmo o retrato das ruas, no bairro que se anda se nota claramente uma divisão equitativa entre eleitores de Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalon (PSDB), que emparelhou.


Detalhe importante


Há um detalhe importante a se ressaltar nesse segundo turno, ainda que a diferença a seu favor tenha caído, ainda assim Marcus Alexandre (PT) aparece colado, mas na dianteira.


Fator estrutura


Marcus tem ainda a seu favor o fator estrutura, as máquinas do governo e da prefeitura.


Voto a voto


Mas essa é uma eleição que será disputada voto a voto e deve ser uma das mais eletrizantes.


IBOPE


No fechamento da coluna ainda não tinha sido divulgada a pesquisa do IBOPE, que será outro referencial para sentir o pulso da disputa, mesmo que pesquisa não seja definidora de eleição.


Full time


O governador Tião Viana está em regime de full time nos bairros, enquanto alguns secretários seus insistem em ficar brigando nas redes sociais, como se essa ferramenta decidisse votos.


Nos EUA


As redes sociais têm peso importante em eleições como nos EUA, onde raro é o americano que não tem computador, aqui, grande parte da população vende o almoço para comprar a janta.


Corpo a corpo


No Acre a eleição ainda é decidida na base do corpo a corpo, é tudo muito paroquial.


O muro caiu


O muro de Berlin caiu há décadas. Findou a ditadura no Brasil, e a oposição acreana nas suas caminhadas, ainda grita a palavra de ordem daquele tempo: povo/unido/jamais será vencido…


Bem próximos


Helder Paiva (PEN) e Astério Moreira (PEN) se tornaram os deputados da base do governo mais próximos do Tião Viana, ambos responsáveis pela reaproximação com os evangélicos.


Matemática errada


É um argumento errado dos marqueteiros trabalharem em cima do resultado do primeiro turno, não necessariamente, quem votou num candidato vai continuar votando cerrado.


Outros componentes


Há um componente relevante no segundo turno, não há candidatos a vereadores, que são quem busca mais diretamente o voto do eleitor, comprando ou não comprando votos.


Ato simbólico


O anúncio pela ex-senadora Marina Silva de apoio ao Marcus Alexandre não teve relevância política alguma. A sua liderança política no Acre é mais simbólica, aqui, perdeu para o Serra.


Única coisa


A única coisa relevante nessa reta final é a mobilização nos bairros, o resto é firula.


Acaba tudo


Amanhã acaba tudo. Na segunda-feira está todo mundo se encontrando nas esquinas.


 


Uma observação


O que se deu para notar nas últimas pesquisas? Empate técnico, que é uma forma de tirar da reta, se ganhar Marcus Alexandre (PT) acertam, se der Tião Bocalon (PSDB), também acertam.


Em tese


A eleição em tese acaba domingo. O acreano vai emendar o debate sobre a eleição para o governo. E na Aleac começa o processo de eleição da mesa diretora, a ser antecipado para dezembro.


Favorito


O presidente Élson Santiago (PP) é favorito a dar continuidade ao mandato se reelegendo. É possível que se repita a dobradinha com o deputado Ney Amorim (PT) de primeiro secretário.


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.