Menu

Secretaria de Saúde do Acre se prepara para realizar transplante de fígado ainda este ano

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de setembro), a Central de Notificação, Captação e Doações de Órgãos do Acre (CNCDO) divulgou dados sobre transplantes de órgãos no Acre. A central existe desde 2006 e até 2012 já realizou 38 transplantes de rim e 81 de córnea.


Durante toda a semana serão realizadas diversas atividades, entre panfletagem e caminhadas, dentre outras.

Publicidade

Cerca de 20 pessoas ainda esperam por um rim. Agora o Acre se prepara para realizar também o transplante de fígado, que deve começar a acontecer até o final do ano.


O transplante de órgãos e tecidos é uma alternativa terapêutica segura e eficaz no tratamento de diversas doenças, determinando melhoria na qualidade e na perspectiva de vida.


A doação de órgãos, além de um ato de solidariedade, é a oportunidade de salvar a vida de pessoas portadoras de doenças crônicas e que dependem de um transplante para sobreviver. A necessidade de conscientizar e envolver a população para reduzir o número de pessoas que esperam por um transplante motivou a Central de Transplantes a criar a Campanha “Seja um doador de órgãos. Seja um doador de vidas”.


No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), financia mais de 95% dos transplantes realizados e também subsidia todos os medicamentos para todos os pacientes.


Da redação, com informações da Agência de Notícias do Acre


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido