Menu

Por causa da extrema seca, Governo decreta “situação de emergência” nos municípios da Bacia do Rio Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governo do Estado decretou situação de emergência em Rio Branco e nos municípios que compõe a Bacia do Rio Acre. O decreto está publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (8).


A medida foi tomada devido a redução do nível do rio, constatado pela Defesa Civil, em decorrência da escassez de chuva nessa época do ano. Segundo a DC,  que aferiu irregular distribuição temporal e espacial das chuvas neste ano, sendo que a partir do mês de maio em diante constatou-se a ocorrência de poucas e irregulares chuvas durante esses meses no Estado.

Publicidade

O decreto se justifica ainda pelo resultado de um  levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, segundo o qual, o Rio Acre poderá ter a ocorrência de extrema seca no final do mês de agosto até meados do mês de outubro de 2012, situação historicamente ainda não registrada.


O governo não descarta a possibilidade de que haja racionamento de água potável nas cidades atingidas.


O decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo viger por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.


Nesse período, os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC, sediados no Acre deverão prestar apoio suplementar aos municípios afetados pela seca.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido