Menu

Empresários da rede hoteleira repudiam decisão da Fecomércio de implantar hotel no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Empresários da rede hoteleira de Cruzeiro do Sul foram surpreendidos pela notícia que a Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio), através do Sistema Sesc/Senac, está implantando um centro de turismo e lazer na região, que além de parque aquático com três piscinas, bloco de cultura com teatro e cinema, bloco administrativo, bloco de saúde com academia de ginástica, restaurante, ginásio poliesportivo, campo de futebol estacionamento com cerca de 250 vagas e terá também um hotel com 63 apartamentos.


A construção do centro de turismo e lazer foi bem vista, mas a construção do hotel foi recebida como um grave problema para os empresários que estão investindo na construção de pelo menos três novos hoteis que vão disponibilizar mais de 200 novos apartamentos ao mercado. Atualmente a rede hoteleira de Cruzeiro do Sul já dispõe de mais de 14 hoteis que oferecem comodidade para todas as classes, além de hospedarias e pousadas. Recentemente dois hotéis foram arrendados pela falta de hóspedes.

Publicidade

O anúncio da construção do hotel pela Fecomércio mobilizou os empresários que emitiram nota de repúdio contra o que consideram um investimento prejudicial ao mercado e que inclusive pode inviabilizar e causar muitos prejuízos num futuro próximo aos empreendedores que na sua maioria captaram recursos de financiamentos para atender a demanda e não podem ser atrapalhados por uma entidade que deveria defender o interesse empresarial.


Os empresários se preparam para mobilizar as entidades representativas do comércio para impedir o investimento desastroso para a classe, alegando que em nenhum momento foram consultados ou sondados pelos responsáveis pelo empreendimento que utiliza recursos advindos do próprio comércio e caso se concretize vai representar um perigo para os investimentos feitos pelo empresariado local que a duras penas realizou diversos investimentos no setor.


Recentemente inaugurado, o Swamy Hotel II, é um dos mais modernos da região, que tem ganhado outros investimentos. O Hotel São José é o mais novo e outros três estão em fase de conclusão. Os empresários ficaram preocupados, principalmente porque os representantes da Fecomércio em nenhum momento procuraram as entidades representativas do município para falar sobre a viabilidade do projeto e saber a real necessidade do empreendimento.


O empresário Arlindo Queiroz, presidente da Câmara de Turismo do Juruá e proprietário do Swamy Hotel, classificou como uma atitude precipitada a decisão da Fecomércio de investir numa área que deve ser da iniciativa privada e se for concretizada pode trazer sérios problemas aos empreendimentos já implantados que na sua maioria foram feitos com financiamentos da rede bancária.


“Não podemos receber esta informação de bom grado. É uma responsabilidade muito grande investir na rede hoteleira de Cruzeiro do Sul que estava sem investimentos e agora depois que o empresariado local decidiu suprir a necessidade uma entidade que deveria zelar pelo empresário, sem consultar as entidades representativas, apresenta um empreendimento deste porte. Estamos questionando a necessidade deste investimento e repudiando a atitude precipitada dos representantes da Fecomércio que não avaliaram a disponibilidade do mercado”, afirmou.


O Plínio Hotel, pioneiro na região, realiza um investimento de um novo hotel no centro de Cruzeiro do Sul, com nove pisos e vai disponibilizar mais de 60 novos apartamentos a rede hoteleira de Cruzeiro do Sul. Plínio Bandeira se juntou aos demais empresários para repudiar a atitude precipitada da Fecomércio que não ouviu os empresários locais sobre a situação do mercado e pode causar graves problemas aos investidores.


O Nosso Hotel, que atende sua clientela com diárias mais acessíveis, recentemente aumentou a quantidade de apartamentos e seu proprietário João Valderi Tomé de Melo se mostrou preocupado com a informação da implantação de um hotel do porte do anunciado pela Fecomércio, que deverá ser construído com recursos dos próprios empresários.


José Marinho de Souza Neto é o mais novo investidor na rede hoteleira de Cruzeiro do Sul – recentemente inaugurou o Hotel São José, localizado no Morro da Glória – se mostrou preocupado com o investimento anunciado e avalia que é inconcebível uma entidade como a Fecomércio realizar um empreendimento deste porte sem se preocupar com os empresários do município que estão disponibilizando recursos próprios e financiamentos para dotar o município de uma boa estrutura de hoteis.


Uma nota de repúdio foi elaborada e encaminhada ao presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Acre, protestando pela forma irresponsável que a Fecomércio projetou o investimento hoteleiro que pode causar graves problemas aos empresários locais.


Os empresários destacaram que a construção da área de lazer é uma decisão que merece aplausos, mais o anúncio da construção de mais um hotel em Cruzeiro do Sul, com recursos da Fecomércio, entidade que não deveria ter em suas ações atividades que gerem concorrência a atividade comercial e empresarial, não pode ser concretizado.

Publicidade

A decisão da Fecomércio foi repudiada ressaltando que tal investimento se torna desnecessário pela grande quantidade de novos empreendimentos no setor hoteleiro de Cruzeiro do Sul.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido