Menu

Baixou a cotação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por causa de várias candidaturas a prefeito no interior, as contas dos dirigentes da oposição, que era de ganharem dezessete prefeituras baixou para doze. Os dirigentes tucanos acusam o radicalismo do PMDB de impedir a oposição de ter um só candidato a prefeito em cada município.


Casos emblemáticos
Os tucanos citam como casos emblemáticos o PMDB não apoiar os candidatos a prefeito do PSDB em Senador Guiomard e Sena Madureira, gerando daí a quebra da unidade da oposição.


Memória curta
Mas parece que os tucanos têm memória curta. Fizerem de tudo para tentar detonar a candidatura de Fernando Melo (PMDB) à PMRB, inclusive, cooptando membros do PMRB.


Se entendam
Mas, como para mim tanto faz ganhar Fernando Melo ou Tião Bocalon, que se entendam.


Revolta muda
Há uma revolta silenciosa dos candidatos a vereadores em Epitaciolândia contra o candidato a prefeito André Hassem (PSDB) por colocar a irmã Adriana (PSB) como candidata a vereadora.


Ia dar bode
A insatisfação acima me foi relatada ontem por políticos da própria coligação de André Hassem (PSDB). Como disse em outras colunas, era inevitável a ciumeira e daria bode cedo ou tarde.


Para ele mesmo
Nunca em outras campanhas André esteve tão bem como nessa. E tudo indicando que só perderia por erros primários. E já os cometeu em chutar o PMDB e botar a irmã de candidata.


Desconsiderada
A Lei da Ficha Limpa não é cumprida por alguns juízes eleitorais. Tanto é que as candidaturas de Francimar Fernandes (PT) em Feijó e; Francisco Deda (PP), Rodrigues Alves, foram aceitas.


Fora do mérito
Não entro no mérito das sentenças, mas decisão judicial se cumpre ou se recorre.


Falta isso
Para completar o quadro só falta agora ser liberada a candidatura à PMRB da deputada federal Antonia Lúcia (PSC). Mas diante das liberações acontecidas, não duvido nada que  se repita.


Retrovisor de lado
O deputado Jamil Asfury (PEN) comete um erro em fazer política olhando pelo retrovisor. Entrevistas repetidas não vão lhe retornar a candidatura à PMRB. Essa história já cansou.


Bom potencial
O deputado Jamil Asfury (PEN) é qualificado, tem um bom potencial político e deveria se preocupar com seu novo momento, com seu futuro político, e parar de tanto choramingo.


Bem tocada
Quem vem tocando bem a sua candidatura a vereador é o Dr. Raiz (PSB), com forte penetração no movimento daimista, principalmente, na União do Vegetal, onde é um dos seus membros.


No mínimo
Tião Bocalon (PSDB) no mínimo tem de dar uma explicação pública  sobre a denúncia de ter colocado laranjas nos seus lotes de terras, porque de um candidato majoritário exige-se tudo.


Lógica política
Até porque diz o velho, mas sempre atual ditado que, quem cala consente.


Fora do ar
O TRE-AC resolveu desativar o telefone Disk-Denúncia, porque todas as provas colhidas através do sistema na campanha passada foram consideradas nulas por decisões judiciais.


No máximo
Anotem e confiram após a eleição. A tônica geral de um partido ou coligação é eleger no máximo dois vereadores na Capital. E no máximo dois partidos elegerem três vereadores.


Conversa fiada
Se algum dirigente vier com conversa que seu partido fará quatro ou cinco vereadores é papo.


Voltou a euforia
A euforia voltou na campanha do candidato a prefeito de Brasiléia, vereador Everaldo (PMDB). A candidatura, que tinha dado uma embicada, segundo os seus coordenadores, voltou a subir.


Eleição disputada
Mas ninguém espere uma eleição fácil em Brasiléia, os outros dois candidatos, José Alvanir (PT) e Messias Ribeiro (PSDC) têm potencial eleitoral, o que deixa a disputa bem equilibrada.


Não tão ruim
Não foi das piores essa legislatura da Câmara Municipal de Rio Branco. Teve bons vereadores como Juracy Nogueira (PP), Gabriel Forneck (PT), Raimundo Vaz (PRP) e Marcelo Jucá (PSB).


Perde força
Sem Márcio Batista e Ariane Cadaxo a chapa de candidatos a vereadores do PCdoB em Rio Branco é bem mais fraca do que a da campanha passada. Batista e Ariane puxavam votos.


Missão difícil
O prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal (PR), que não vive o seu melhor momento político, terá ainda a dura missão de transferir votos para Mano Rufino (PR), o seu candidato a prefeito.


Mistério
A FPA tinha nomes mais fortes, a escolha de Mano Rufino continua sendo um mistério.


Mídia na rua
Antonio Klemer (PR) e Eliane Sinhazique (PMDB) são os jornalistas candidatos a vereador da capital. Ambos, bons no que fazem, Klemer no humor e Eliane no rádio. Agora é com o eleitor.


Boa deslanchada
A secretária Ilmara Rodrigues, do Turismo, começou com uma gestão tímida, mas conseguiu no  momento dar uma boa deslanchada na sua administração, que já aparece com destaque.


Agora é campanha
Fim da Expoacre. Agora vem o horário eleitoral na televisão e as campanhas para prefeito de Rio Branco vão tomar de fato as ruas. Daqui trinta dias já se terá uma prévia mais confiável de quem subiu ou embicou na preferência popular. Qualquer pesquisa antes disso é prematura.


Luis Carlos Moreira Jorge    lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.