Menu

Presunção de inocência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Conheço o prefeito Wagner Sales há mais de 30 anos. Desde a sua luta contra a ditadura pelo MDB. Entre os seus atributos está o de ser arrogante, turrão, mas jamais o de ser desonesto. Por isso não tenho a menor dúvida que ao fim dessa investigação por supostos crimes contra o patrimônio público, instaurada pela justiça, todas as acusações serão desmontadas.


O fato de alguém ser denunciado não quer dizer necessariamente que será condenado ou que é culpado. Por enquanto está tudo no campo das suposições. O curso do processo é que vai determina a culpabilidade de alguém. É um fato jurídico normal como todos os outros o MPE apurar denúncias. E ninguém é culpado de nada sem prévio julgamento em todas as instâncias jurídicas. É a chamada presunção de inocência estabelecida na Constituição Federal.


A abertura de uma investigação em, absoluto, significa que alguém será condenado. É uma bobagem tremenda, infantilidade, os seus adversários políticos pensarem que esse fato terá peso na eleição municipal de Cruzeiro do Sul. Quem decide uma eleição são os grotões e não a vontade das eleites.  Essa é uma máxima da política que precisam aprender.


Ciumada verde


A dirigente do Partido Verde, Shirley Torres, manda e-mail alfinetando o PEN – Partido Ecológico Nacional. “Luis Carlos, você não acha que o PEN está mais para partido evangélico que para ecológico?”  Refere-se ao fato de quatro dos seis deputados do PEN serem evangélicos.


Verde entanguido
Deputados do PEN responderam ao comentário com ironia: “É inveja da Shirley, e ela tem razão, O PV tem vários anos nos costados, não tem um deputado estadual, e o PEN, que nasceu há uma semana, já tem uma bancada de seis parlamentares. O PV é um partido entanguido, nunca cresceu”.


O espião da floresta
O jornalista Tião Maia está voltando hoje de Nova Olímpia, no Paraná, onde morou e militou o candidato tucano Tião Bocalon, com investigações a seu respeito, que dizem ser uma bomba.


Jogo jogado
E não há motivo para reclamação tucana. Candidato majoritário tem de ter a vida esmiuçada. É assim em todos os recantos do mundo e no Acre não poderia ser diferente, o jogo é jogado.


Reunião de emergência
O comando da campanha do PSDB descobriu por amigos de Tião Bocalon em Nova Olímpia, da presença de Tião Maia , o fotografou, e deve se posicionar nas próximas horas de forma oficial.


Tem que ter molho
O fato, que lembra um filme de espionagem, será o primeiro embate entre tucanos e petistas. Era um fato até aqui guardado a sete chaves, e nas próximas horas vai esquentar a campanha.


Podem anotar
Essa vai ser a confusão política do fim de semana, podem esperar o pipoco.


Papagaio de pirata
Na entrevista do senador Sérgio Guerra (PSDB) atacando o PT em rede nacional, quem se postou atrás , como papagaio de pirata, até o fim, foi o deputado federal Márcio Bittar (PSDB).


Incerteza em sena
Eleitores da candidata a prefeita Toinha Vieira (PSDB) estão em debandada em Sena Madureira ante a dúvida se a sua candidatura será ou não liberada pela justiça eleitoral.


A caminho do ralo
Toinha, com sua apatia, pode ter jogado pelo ralo a grande chance de retornar à prefeitura.


Fora de cogitação
O presidente do PEN, deputado Astério Moreira, diz estar fora das metas do partido indicar candidato a senador. O objetivo essencial é organizar o partido na maioria dos municípios.


Não pune
O PP vai fazer ouvido de mercador a qualquer pedido de punição vindo dos tucanos contra o vereador Juracy Nogueira (PP) por elogios ao prefeito Angelim. É a posição da cúpula do PP.


Perseguir é burrice
E até porque numa eleição majoritária é burrice se perseguir candidatos, só perde votos.


Apoios de peso
O candidato a vereador Rodrigo Beirute (PSDC) tem um grupo de votos lhe apoiando: André da Droga Vale, Roberto Filho, Lenice e Bebeto Filho, deputado Edvaldo Sousa , entre outros.


Dupla de favoritos
Rodrigo Beirute e Marcos (filho do Pastor da Assembléia de Deus, Luiz Gonzaga) são amplos favoritos a ocupar as duas vagas (não mais) com as quais provavelmente o PSDC ficará.


Só os toscos
Só os toscos e os puxa-sacos ainda alardeiam que Tião Bocalon vence no primeiro turno.


Sem a benção
A Assembléia de Deus não tem a deputada federal Antonia Lúcia (PSC) como evangélica. O Pastor Luiz Gonzaga (comanda a sede central), a proibiu de participar de atividades da igreja.


Quinta coluna
Deixemos de gracinhas. É errado referir-se ao deputado Jamil Asfury (PEN) como ex-oposição. Desde que assumiu o mandato na Aleac sempre foi de dar uma no prego e outra na estopa.


Filho pródigo
Seu retorno à FPA é a volta do filho pródigo, já foi aliado do PT em várias eleições.


Acertando os ponteiros
Tião Viana esteve ontem em Cruzeiro do Sul acertando os ponteiros com o comando da campanha do candidato a prefeito Henrique Afonso (PV), para reverter a desvantagem.


Crê que ganha
Mesmo não sendo Henrique Afonso o candidato dos sonhos, Tião acha que ganhará a eleição.


Prefeitura perdida
Os caciques do PMDB dão como perdida a prefeitura de Marechal Taumaturgo.


 Mude o disco
Bocalon está torrando saco na televisão. Cita Acrelândia como exemplo mundial. Citou pelo menos 10 vezes na entrevista da TV-GAZETA. Não lhe disseram que a eleição é na Capital?


Baixada da sobral
Acrelândia é menor e tem menor estrutura que a Baixada da Sobral.


Problema certo
Tarcísio, hoje um próspero fazendeiro, homem que comanda as finanças na prefeitura de Feijó, pode ser o calcanhar de Aquiles do prefeito de Feijó, Dindim (PSDB), nessa campanha.


Quem bem entende
Tarcísio é tido como o “todo poderoso” e manda pagar o fornecedor que bem entender, o que pode criar problemas para o prefeito Dindim. Depois  do leite derramado não tem choro.


 


 


Fala com a Dilma
O deputado Eduardo Faria (PCdoB) discursava ontem no ato de greve dos servidores federais dando sua solidariedade. É pouco. Não resolve nada. Até porque o PCdoB, seu partido, apoia a presidente Dilma, em Brasília, que é a única pessoa que poderá resolver o problema. Fala com a Dilma, Dudu!


Coração na mão
Existem 127 candidatos a vereadores e prefeitos no Acre que ainda não estão com as candidaturas seguras, respondem a pedido de impugnação de registro sob as mais variadas acusações. Entre os candidatos a prefeito na pendura estão Francisco Deda (PP), em Rodrigues Alves, Francimar Fernandes (PT) em Feijó, Eudalino Nogueira (PSDC), em Acrelândia e, Toinha Vieira (PSDB) de Sena Madureira. As decisões se ficam ou não candidatos sairá dia 5 próximo.


É importante
É importante que a justiça eleitoral aclare o mais rápido possível se aconteceu fraude na troca do diretório do PRTB, se houve a suposta falsificação das assinaturas do ex-presidente Tijolinho e da sua filha pelo grupo da deputada federal Antonia Lúcia (PSC). Essa dúvida não pode demorar a ser esclarecida, até porque é uma acusação muito grave a do Tijolinho.


Luis Carlos Moreira Jorge  lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.