Menu

Plano estadual de enfrentamento ao crack conta com Consultório de Rua e fiscalização das fronteiras

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre definiu as ações que serão desenvolvidas para o enfrentamento ao consumo e tráfico de drogas, entre elas, o crack. As medidas planejadas também contemplam medidas para garantir tratamento e reinserção social de dependentes químicos.


Através do programa do governo federal “Crack, é possível vencer” será implantado um Consultório de Rua, que contará com médicos, psicólogos e enfermeiros. Esses profissionais farão busca ativa de usuários e avaliarão se a internação pode ser voluntária (com o aval do usuário) ou involuntária (contra a vontade do paciente).

Publicidade

O Acre se comprometeu ainda em ampliar o número de leitos para receber pessoas que devem ficar internadas para tratamento. Em todo o Brasil, a previsão é de que sejam criados 2.462 leitos destinados ao tratamento de usuários de drogas.


O Centro de Atendimento Psicossocial/ Álcool e Drogas, em Rio Branco, passará a atender dia e noite.  O plano prevê ainda, a instituição de uma unidade de acolhimento para reforçar o atendimento aos usuários de crack e outras drogas, com idade de 10 a 18 anos.  Crianças e adolescentes serão tratados em regime residencial, por até seis meses, para manter a estabilidade clínica e o controle da abstinência.


Outras ações serão desenvolvidas com o objetivo de intensificar as ações de inteligência e investigação para identificar e prender traficantes de drogas, assim como desarticular organizações criminosas que atuam no comércio de substâncias ilícitas. O programa prevê maior integração das ações de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais. Os bairros da Base, Papoco e Prventório, eleitos como área prioritária, terá policiamento ostensivo nos pontos de uso.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido