Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Cruzeiro do Sul inicia a distribuição de vacina contra febre aftosa aos pequenos produtores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pelo quarto ano consecutivo a prefeitura de Cruzeiro do Sul faz a distribuição gratuita de doses de vacinas contra a febre aftosa para pequenos produtores do município. A partir deste dia 3 até o dia 31 de maio, das 8 às 14 horas, de segunda a sexta, todos pequenos produtores com até 30 cabeças de gado terão direito a vacina gratuitamente. O cadastro é feito na Secretaria Municipal de Agricultura, onde os criadores recebem uma requisição para retirar as doses nas casas agropecuárias autorizadas.


Segundo o Secretário Municipal de Agricultura Erni Dombrowski, a distância em que vivem os pequenos produtores da sede do município e o próprio poder aquisitivo dos mesmos foram os fatos motivadores para que a Prefeitura decidisse auxiliar no trabalho realizado pelo IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal, contribuindo assim para a manutenção da sanidade do rebanho bovino do município.

Anúncios


A vacina é entregue duas vezes por ano, obedecendo as campanhas realizadas pelo órgão que é o regulador da saúde animal no Estado. Desde o primeiro ano da atual gestão os números vêm aumentando significativamente, saindo de quase 300 em 2009 chegando a mais de 700 produtores na campanha passada. Para este ano o número deverá ultrapassar os 800 produtores e mais de 10 mil dozes da vacina serão distribuídas gratuitamente pela Prefeitura.


De acordo com o secretário essa contribuição se torna significativa na medida em que os custos da campanha são reduzidos para os produtores e eles podem estar em condições de igualdade com os grandes produtores, tendo seus animais livres da doença. “Pra nós da Prefeitura isso é muito significativo. A decisão do Prefeito Vagner Sales de contribuir com a doação dessas vacinas, foi principalmente vendo o lado daquelas pessoas que vivem nos pontos mais distantes,  sem a presença constante do poder público e que realmente tem uma vida de muita dificuldades. Levando em conta os gastos com deslocamento a aquisição da vacina, e o próprio poder aquisitivo dos mesmos, isso se torna um ganho para eles, sem contar com a importância maior que é estar em dia com o órgão fiscalizador que é o IDAF,” destacou o secretário.  “Quero lembrar aos criadores que não esqueçam também de declarar a vacinação junto ao IDAF para evitar problemas”, finalizou.


Com essa iniciativa a Prefeitura de Cruzeiro do Sul contribui para que a carne consumida no município continue saudável e de boa qualidade.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido