Menu

Pesquisar
Close this search box.

Calendário de vacinação terá duas novas vacinas este ano

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Calendário Básico de Vacinação da Criança vai oferecer a vacina injetável contra a pólio, preparada com o vírus inativado. O Brasil está entre os países que voltaram suas ações para a erradicação da poliomielite e este está sendo considerado um passo importante.


A vacina injetável inativada reduz o risco de que a doença se desenvolva no organismo e é destinada às crianças menores de um ano de idade e que estão iniciando o calendário de vacinação.

Anúncios


As doses serão incluídas no calendário de rotina e na campanha nacional de imunização, com lançamento previsto para 18 de junho em sua primeira etapa. A vacina oral, com as tradicionais gotinhas, continua a ser oferecida para as demais faixas etárias.


A outra novidade é a distribuição da vacina pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B e hepatite B de uma só vez. Hoje, para ficar protegido contra essas doenças, é preciso tomar duas vacinas separadas.


A campanha contra a influenza abre o calendário nacional no dia 5 de maio. Destinada a crianças menores de um ano, gestantes, idosos, indígenas e profissionais da saúde, a mobilização contra a gripe segue até o dia 25 de maio.


Para atingir um índice maior de cobertura vacinal da população brasileira, o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde programa uma campanha de atualização da carteira de vacinação para todas as idades, entre os dias 18 e 24 de agosto.


Da redação com informações da SESACRE


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido