Menu

Coronéis em pé de guerra: Exonerados de comando de batalhões, oficiais batem de frente com comando da PM

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nada de cavalheirismo ou disciplinar, como recomenda o regimento interno da Polícia Militar do Acre. A troca de comando em dois Batalhoes da PM abriu uma crise que pode provocar um efeito devastador  dentro da instituição. O ex-comandante do 3BPM, Tenente coronel Juvenal Araújo e o também Tenente coronel Marco Aurélio Paladino, que estava há uma ano á frente do 5 BPM, não gostaram nenhum pouco da forma como foram retirados de suas unidades. No caso de Juvenal, os moradores da Baixada do Sol protestaram pelas ruas dos bairros e prometem realizar um movimento contra a  saída do oficial. Marco Aurélio Paladino foi mais radical e sequer compareceu á troca de comando, ocorrida hoje.


“Quando eu soube que seria substituído, imediatamente passei o comando para meu sub-comandante. Não fui  á passagem de comando para demonstrar minha insatisfação com a medida adotada pelo comandante geral. A gente realiza um projeto de combate á violência, trabalhava em parceria com a comunidade e de repente tiram a gente de lá sem nenhuma justificativa”, disse Paladino.

Publicidade

Juvenal Araújo também não digeriu a determinação do comando. Muito querido e com o trabalho aprovado pela maioria da população da regional onde trabalhava, ele não esconde a tristeza por ter sido retirado repentinamente da área onde atuava há mais de dois anos. Um pouco mais comedido, o oficial disse que vai seguir a determinação de seus superiores.


“Nós não sabemos o motivo ainda para essa decisão que pegou a  gente de surpresa. Estávamos fazendo um trabalho diferenciado naquela região e tudo foi interrompido bruscamente. Eu lamento muito essa medida”, disse o ex-comandante.


Procurado pela reportagem para se pronunciar sobre o assunto, o comandante geral da PM, Cel. José dos Reis Anastácio disse por meio da assessoria de imprensa, que não iria se comentar a troca de comando.


Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido