Menu

Alunos estão sem merenda e cadeiras escolares no município de Marechal Thaumaturgo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma vistoria realizada pelos vereadores identificou uma séria de problemas em escolas da rede municipal de Marechal Thaumaturgo. Faltam merenda, material didático e até cadeiras.


Na escola Maria Ferreira do Vale, as aulas começaram há 18 dias, e desde então, as crianças estão sem a merenda escolar. Segundo os professores, a escola também não disponibiliza recursos didáticos desde 2009, o que prejudica as aulas.

Publicidade

Os parlamentares também descobriram que os alunos precisam estudar em pé ou dividir o mesmo espaço com o colega por falta de cadeiras em número suficiente. Além disso, os banheiros estão em péssimas condições, o que teria sido determinante para o surte de hepatite viral que o município registrou recentemente.


Em novembro do ano passado, três escolas tiveram que suspender as aulas por uma semana devido ao número de alunos afetados pela doença, que atingiu principalmente as crianças.


A Câmara vai acionar o Ministério Público Estadual. “Somos nós que aprovamos o recurso e seus destinos e sabemos que são mais que suficientes para desenvolver a educação deste município”, disse o vereador Antônio Raimundo Libanio, presidente da Casa.


Problemas são reflexos da corrupção  


Na semana passada o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Randson Almeida (PMDB) foi preso pela Polícia Federal acusado de desviar recursos da Educação.


A prefeitura recebeu mais de R$ 31 milhões de recurso do Fundeb entre 2009 e 2011, e segundo o Ministério Público Federal (MPF), boa parte desses recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foi usada para pagar servidores fantasmas, funcionários de outras áreas, compra exagerada de combustível e até para custear despesas pessoais do prefeito.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido