Menu

Abandonada pela prefeitura, creche serve como boca de fumo e prostíbulo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Centro de Convivência Jacamim, uma creche que funcionou na Estrada do São Francisco, já foi um local de referência na região, de atendimento a crianças dos bairros Chico Mendes, Vitória, Eldorado, além do próprio São Francisco.


Mas hoje totalmente abandonada, tomada pelo mato, diferentemente do já que foi; um lugar para educar crianças, a ex-creche serve agora como abrigo dos marginais, prática de prostituição e o uso de drogas. Até o resto de uma moto velha e enferrujada, e um compressor foram abandonados no pátio do centro de convivência.

Publicidade

A comunidade é a primeira que se manifesta contra o descaso da prefeitura de Rio Branco. “A gente tá aqui, a população precisa muito da creche, mas assim abandonada… A mãe que precisa trabalhar e não tem com quem deixar um filho acaba deixando sua criança sozinha, até correndo riscos sei lá… De virar um marginal, porque não tem acompanhamento. Então a gente quer pedir pelo amor de Deus, pro prefeito, pro governador que olhe pra gente aqui do São Francisco, porque faz muito tempo que a gente tá abandonado”, desabafa o vendedor Wellington Santos de Almeida.


De acordo com outro morador da região, o comerciante Francisco Labib Labibiano, a creche deixou de funcionar por pura negligência do poder público. “Essa creche chegou a esse estado por falta de atenção da administração municipal. Há oito anos não há uma intervenção aqui, por isso essa creche acabou. O máximo que eles fizeram foi roçar o quintal, mas isso há muito tempo, porque como você vê agora, tá tudo tomado pelo mato”, diz o morador.


O vereador Alysson Bestene (PP) que já apresentou requerimento na Câmara de Vereadores pedindo a reconstrução do centro de convivência, mas não foi atendido, disse não entender a razão de tamanho abandono.


Ele esteve no local conversando com os moradores e lamentou o abandono. “Aqui tem muitos bairros, muitas mães que precisam. Essa creche precisa urgentemente de uma reconstrução, para evitar que continue sendo um local de uso de drogas e um ponto de prostituição”, disse Alysson Bestene.


Ao sugerir a reconstrução da creche, o vereador se comprometeu em ajudar a prefeitura nas obras, por meio da destinação de R$25 mil, de sua emenda parlamentar que tem o valor total de R$ 50 mil. “Posso ajudar com a metade da minha emenda. Quero fazer a minha parte, para que as crianças voltem a ter direito de ter um bom lugar para convivência, e as mães que não tem condições de pagar uma secretária particular, uma babá, tenham um local onde deixar seus filhos”, conclui o vereador.


Luciano Tavares,
da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido