Menu

Perpétua cobra União e apela em cadeia nacional por ajuda aos desabrigados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) pediu contribuições de todos os estados do país em favor das vítimas das cheias do Rio Acre. O apelo, gravado na tarde desta terça-feira no Programa Palavra Aberta, espaço da TV Câmara destinado aos parlamentares federais, foi seguido de mais uma cobrança pública ao governo federal por socorro financeiro aos 134 mil acreanos atingidos pelo maior desastre natural do estado.


Mais cedo, perante alguns deputados e senadores acreanos, a deputada disse que a Bancada Federal deve exigir “um gesto maior” dos bancos públicos e privados com filiais no Acre. É insuficiente a ajuda do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que abriram conta para receber doações. “É de se esperar muito mais que isso, inclusive das instituições privadas”, protestou.  A parlamentar acreana está elaborando um projeto de Decreto legislativo, obrigando a Eletrobrás a anistiar todas as famílias que, durante os períodos de emergência e calamidade pública, tiveram o fornecimento de energia suspenso. Uma resolução da Aneel determina que seja cobrada a tarifa, mesmo que em valores mínimos.

Publicidade

“Tantas famílias em situação ainda dramática não merecem esse tratamento do governo federal. 10 milhões são muito pouco, um valor baixíssimo diante da necessidade de se reconstruir cidades e devolver o mínimo de dignidade a estas pessoas”, afirmou. “Antecipar aposentadorias e repasses do Bolsa Família foi uma decisão boa,mas isso também é muito pouco. Muitas casas populares devem ser construídas a essa gente”, reafirmou. Ela lembrou que somente a agricultura familiar sofreu prejuízos estimados em R$ 25 milhões.


A deputada encaminhou ao coordenador da bancada, Taumaturgo Lima, um pedido para levantar qual a real situação de socorro aos desabrigados. Ou seja, quantas e quais empresas ajudaram, no Acre ou fora do estado, os donativos que chegam e a quem está chegando.


Perpétua, na entrevista à TV Câmara, disse que “a experiência do estado com enchentes anteriores ajudou a salvar muitas vidas, e mais uma vez destacou o “a missão impagável” dos voluntários, anônimos ou não.


A TV Câmara estuda produzir uma vinheta, que seria veiculada em sua grade de programação diária,com um apelo voltado aos telespectadores por doações, em qualquer valor. Os depósitos, sempre em nome da Defesa Civil, devem ser realizados na agência 0071-x Conta Corrente 100.000-4 do Banco do Brasil, e agência 3320 Conta Corrente 71-7 da CEF.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido