Menu

Paciência esgotada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na próxima terça-feira, 28, os partidos aliados do PT na FPA se reúnem para declarar apoio oficial à candidatura de Marcus Alexandre (PT) à PMRB, e apelar à deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), hoje isolada, a retirar sua candidatura para não quebrar a unidade da FPA.


Data limite


Conversei com dirigentes do PT e ouvi deles que dia 28 é a data limite para que todos os partidos da FPA se afinem e se lance oficialmente Marcus Alexandre (PT) candidato à PMRB.


Valente, mas inteligente


A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) é uma valente, uma de nossas melhores parlamentares, mas não é burra em insistir disputar a PMRB sem o apoio dos aliados da FPA.


Jardim de infância


É do currículo do jardim de infância da política que, candidato majoritário não pode ser candidato dele próprio, tem que ter aliados, ou entra na disputa só para fazer figuração.


Máxima política


E é uma máxima política que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.


Rompimento selado


Chega informação que, todos os ocupantes de cargos de confiança do governo indicados pelo PRP foram exonerados. Nada mais normal, depois do rompimento político do PRP com a FPA.


Jogo da política


E não há do que reclamar, ao optar por ser adversário, o PRP não pode ter regalias de aliado.


Não perde nada


No real, a FPA politicamente não perde, pois, seus deputados Astério Moreira (PRP) e Lira Moraes (PRP) disseram ao governador Tião Viana que, continuarão na base do governo.


Perseguição feroz


A rigor, o deputado Astério Moreira (PRP), já poderia ter pedido sua liberação do PRP no TRE-AC, com base jurídica na perseguição que ele vem sofrendo amiúde da direção regional.


Farta jurisprudência


Existe jurisprudência na justiça eleitoral que ampararia um pedido de salvo-conduto para sair.


Recusa tática


O fato do deputado Astério Moreira se recusar a pressionar o governo por mais cargos para o partido, rendeu uma perseguição do presidente Julinho, que já o tirou da liderança na Aleac.


Postura coerente


O senador Sérgio Petecão (PSD) diz que não é hora de criticar o governo, que faz o que está ao alcance, mas de todos os políticos se unirem para ajudar ás milhares de pessoas desabrigadas.


Não é hora


Petecão está correto, a hora é de solidariedade e não de contendas políticas. Quando terminar a alagação, na eleição, cada um vai para seu palanque e acionem as metralhadoras giratórias.


Bomba política


A polícia está perto de anunciar novidades sobre a morte de um dos acusados de ter sumido com o jovem Patrício, inclusive, com os nomes dos mandantes, autor e valor da empreitada.


Nome em alta


O deputado federal Sibá Machado (PT) é sempre citado entre os cardeais petistas como exemplo de partidarismo, por retirar sem traumas o seu nome da disputa da PMRB.


Sem força


O grupo do ex-prefeito de Tarauacá, Wando Torquato, sem ele no cenário político principal, não podendo ser candidato, não terá a mesma força que teria se não tivesse sido cassado.


Cenário principal


Por isso a disputa principal será travada em Tarauacá entre a prefeita Marilete Vitorino (PSD) e o candidato a ser lançado pela FPA, Chagas Batista (PCdoB) ou Rodrigo Damasceno (PT).


Praticamente certo


Pelo que escutei de lideranças petistas a situação de Cruzeiro do Sul está definida, falta só anunciar, com a chapa Henrique Afonso (PV) para prefeito e Marcelo Siqueira (PT) de vice.


Chance remota


O argumento aceito até na cúpula do PT é que com Marcelo Siqueira (PT) como candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales (PMDB) seria reeleito com uma relativa facilidade.


Mâncio lima


Com o ex-prefeito Helosman (PP) fora do páreo, a corrida para a reeleição do prefeito Cleidson Rocha (PMDB) fica mais facilitada, os outros adversários não têm a mesma força de Helosman.


Nem com varinha


Brasiléia já estava com as ruas em bagaço, depois dessa alagação, que atingiu toda a cidade, nem com varinha de condão a prefeita Leila Galvão recupera metade das áreas atingidas.


Novos e antigos


Bons nomes novos na política para vereador da Capital: Rodrigo Beirute (PSDC), Eliane Sinhazique (PMDB), Marcelo Castro (PT) e Rutemberg Crispim (PCdoB).


Belo trabalho


Entre os atuais vereadores, quem fez um belo trabalho e merece voltar é o presidente da Câmara Municipal, Juracy Nogueira (PP). Tirou a Casa do buraco e a fez respeitável.


Alagação atípica


Não é correta a tese de que o governo não se preparou para a atual alagação. Não há como se preparar para algo atípico como a subida do rio Acre a níveis fora da normalidade. Não sejamos hipócritas: ninguém faria melhor que o Tião Viana e o Angelim. Há falhas? Sem dúvida deve haver, mas ninguém poderá ao fim da alagação acusar PMRB e governo de omissos.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.