Conecte-se agora

Perpétua pede mais casas, aciona Casa Civil, bancos e operadoras de celular

Publicado

em

Após visitar todos os bairros atingidos pelas cheias do Rio Acre em Rio Branco – e os seis municípios que enfrentam situação de emergência –  a deputada Perpétua Almeida (PCdoB) oficializou um pedido de socorro financeiro aos produtores rurais atingidos pelas cheias no estado. O apelo dirigido na tarde desta quinta-feira à Casa Civil da Presidência da República e à Secretaria de política Agrícola do Ministério da Agricultura, já tem efeito prático e imediato; “a ministra (Gleisi Hoffmann) determinou que o Ministério da Fazenda levante junto ao Banco do Brasil e ao Banco da Amazônia o que há de crédito, com ou sem seguro”, declarou o secretário-executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República, Gilson Bitencourt.

A  intervenção feita pela deputada também provocou uma resposta otimista do diretor de Economia Agrícola, Vilson Vaz..Ele disse que, com base nos prejuízos já contabilizados, além da expansão de créditos diretos dos programas mantidos pelo governo federal, os bancos oficiais naturalmente poderão prorrogar dívidas para custeio e investimentos no campo. Em caráter emergencial, o atendimento às comunidades acreanas atingidas pelas enchentes seguirá o padrão  do socorro prestado aos pequenos produtores do Sul e Nordeste, castigados pela estiagem recente. Os ministérios de Desenvolvimento Agrário e da Agricultura foram orientados a produzir, com a maior brevidade possível, um relatório de perdas.  “Parece inevitável a perda de praticamente toda a safra este ano. Esse prejuízo vai influenciar na mesa das pessoas, e no bolso daqueles que sobrevivem do que plantam e colhem. Fiquei mais alegre com a atenção do governo depois que buscamos socorro a estas pessoas”, disse a deputada.

Ponto de coleta

No Congresso Nacional, o gabinete da deputada  mobiliza pessoas de vários estados e recebe donativos que serão enviados ás famílias  O senador Inácio Arruda, líder do PCdoB no Senado, mobilizou seus conterrâneos cearenses a também fazerem doações, atendendo ao chamado da deputada nas redes sociais.

Bancos e telefônicas

Após visitar todos os bairros inundados na capital e os municípios mais atingidos, Perpétua Almeida acionou as operadores de telefonia móvel (OI, Vivo, Claro, TIm), e pediu sensibilidade das empresas para garantir a comunicação das famílias que precisam de socorro, seja por SMS ou ligação direta às equipes da defesa civil. Mesmo reconhecendo o envolvimento de algumas instituições financeiras, Perpétua pediu donativos aos bancos públicos e privados que têm filiais no Acre

Visita do ministro

“Estamos a caminho, e levaremos todo o apoio necessário ao Acre”, disse à deputada Perpétua Almeida (PCdoB) o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana. A deputada reforçará ao ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional), na manhã desta sexta-feira,  em Rio Branco, um pedido de ajuda humanitária às mais de 65 mil pessoas atingidas. Além dos recursos já liberados (R$ 1 milhão) pela presidenta Dilma Roussef e do envio de 140 soldados do Exército, a deputada entende que “é preciso repensar o critério da distribuição de casas ás vítimas das cheias”, atualmente feito através de sorteio. “É um critério limpo, mas talvez fosse mais justo priorizarmos as pessoas que habitam áreas atingidas precocemente, ou seja, onde a água chega primeiro”, sugeriu.

Ao ministro, a deputada pedirá a ampliação do programa aluguel social, conhecido como auxílio-aluguel,  em caráter imediato, às famílias desalojadas em situação mais crítica. O benefício se somará ao esforço que já vem sendo implementado pelo Governo do Estado, entende a parlamentar. Fernando Bezerra convidou a deputada a se juntar á comitiva, que chegará à capital do Acre às 8:30hs (horário local) e, 15 minutos depois, seguirá para um sobrevôo aos bairros alagados, em helicópteros (Veja abaixo a agenda completa)

O aluguel social é uma verba emergencial, usada no atendimento em situações de incêndio e enchente, por exemplo. Os recursos sevem para auxiliar no aluguel de moradia durante o período em que a família aguarda o atendimento definitivo em uma unidade habitacional.

VISITA DO MINISTRO AO ACRE – AGENDA

06h30 – Apresentação na Base Aérea de Brasília

07h00  Decolagem de Brasília para Rio Branco

Local: Base Aérea de Brasília – Estação de Autoridades

08h30  Chegada a Rio Branco

Local: Aeroporto de Rio Branco – sala vip do Aeroporto

Receptivo – Governador, Prefeito, senadores, Secretários de Estado e

equipes  envolvidas apoio as vítimas da enchente

08H45 – embarque em helicópteros, para sobrevôo sobre áreas alagadas.

Governador, Ministro, vice-governador, prefeito, 2 senadores.

09h15 – Pouso dos helicópteros.

Local: Estádio José de Melo.

09h30 – Deslocamento, via terrestre, para a área do Mercado dos Colonos,

ponto de partida para a visita de reconhecimento a áreas alagadas (Bairro Taquari), em barcos da Defesa Civil.

10h20 – Retorno da visita de reconhecimento, e deslocamento para o

Aeroporto Internacional de Rio Branco.

10h40 – Chegada ao aeroporto e apresentação de um breve histórico da

alagação.

Local: Restaurante do Aeroporto

11h50 – Embarque para retorno à Brasília
Local : Sala Vip

12h00  Decolagem de Rio Branco para Brasília

Local: Aeroporto de Rio Branco

17h30  Chegada a Brasília

Local: Base Aérea de Brasília

COMITIVA DO MINISTRO

  1. Rafael Shadeck – Diretor do Deptº de Minimização de Desastres do MI
  2. Deputada Federal Antonia Lucia
  3. Marcio Vale – Coordenador de Habitação do MP
  4. Teotônio Costa Rezende – Diretor de Habitação da Caixa
  5. Bernadete Maria Pinheiro – Sup. Nacional de Redes da Caixa
  6. Representante da Casa Civil
  7. Representante do Ministério das Cidades
  8. Rosilene Vaz – Coord.  Geral de Reabilitação e Reconstrução do MI
  9. Daniel de Oliveira Martins – Técnico do Gade MI
  10. João Bonetto – Assessor de Comunicação Social
  11. Liney Toledo – Cerimonial do Ministro

 

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Acre tem mais 96 casos de Covid-19 e nenhuma morte pela doença

Publicado

em

Foto: Júnior Aguiar/Secom

O estado do Acre confirmou neste sábado 24, 96 novos casos de infeção por Covid-19. Entretanto, nenhuma morte foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) informa que assim, o número de infectados subiu de 30.121 para 30.217 nas últimas 24 horas.

Nenhum óbito por Covid-19 foi notificado neste sábado, fazendo com que o número oficial de mortes pela doença permaneça 686 em todo estado.

Até o momento, o Acre registra 79.993 notificações de contaminação pela doença, sendo que 49.760 casos foram descartados, enquanto 16 amostra de RT-PCR estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 27.861 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 66 seguem hospitalizadas.

Continuar lendo

Acre

Colisão entre motos faz duas vítimas fatais em Xapuri

Publicado

em

Um acidente envolvendo duas motos, nas imediações da “curva do João Dias”, na Estrada da Borracha, a cerca de 5 quilômetros de Xapuri, tirou a vida dos dois condutores, na tarde deste sábado, 24.

As vítimas fatais são Cairo José Franco da Silva, de 25 anos, e Domingos Rodrigues da Silva Neto, que iria completar 31 anos de idade neste domingo, 25 de outubro.

As informações foram confirmadas pela Polícia Militar que até o fechamento desta matéria ainda estava no local fazendo os procedimentos de praxe.

Pelo que se apurou até o momento, os dois veículos colidiram frontalmente e os dois pilotos morreram ainda no local, antes que fosse possível receber socorro médico.

Uma das vítimas, Cairo José Franco, passou vários dias em uma UTI do Pronto Socorro de Rio Branco, em 2016, quando sofreu um outro acidente de moto.

Naquela também trágica ocasião, morreu Jameson da Silva Sales, à época com 19 anos, depois de perder o controle do veículo, atingir um ciclista e colidir com um carro.

Cairo, que tinha 22 anos, estava na garupa da moto pilotada por Jameson e sofreu ferimentos graves tendo, no entanto, reagido positivamente ao tratamento obtendo a recuperação.

Bruxa solta

Enquanto os policiais militares faziam os procedimentos relacionados ao acidente fatal, a central recebeu um novo chamado de uma outra ocorrência envolvendo motocicleta.

Dessa vez, um motoqueiro havia perdido o controle do veículo e caído nas imediações da Delegacia de Polícia Civil. A vítima foi atendida por uma unidade do Samu e levado ao hospital.

Policiamento

O ac24horas conversou com o comandante da Polícia Militar de Xapuri, tenente Januário. Ele disse que a companhia de Xapuri em se empenhado nas ações de garantia da ordem e do sossego.

O militar relatou que na noite da sexta-feira, 23, para este sábado, 24, foram feitas várias ocorrências de trânsito. Em uma delas, um condutor foi levado à delegacia por dirigir bêbado com 7 pessoas na carroceria.

Continuar lendo

Acre

Ex-vereador de Brasiléia e filho morrem em acidente de moto

Publicado

em

Jonas Sivirino Bandeira e seu filho Gabriel Melo Bandeira se acidentaram no Ramal do km 67, da Estrada do Pacífico (Ramal do Porto Carlos), na manhã deste sábado, 24, segundo informações apuradas junto a amigos das vítimas.

A notícia foi confirmada pela prefeita Fernanda Hassem, que postou mensagem em sua página do Facebook lamentando a tragédia.

“Essa notícia nos deixou sem chão. Perdemos um grande amigo Jonas Bandeira e seu filho Gabriel Bandeira. Jonas Bandeira foi nosso Secretário de Meio Ambiente, sempre prestando serviço com muita dedicação. Também foi vereador de Brasiléia, uma pessoa muito querida por todos”, disse a prefeita.

Em 2018, uma outra tragédia havia marcado a família Bandeira, quando a filha de Jonas, Elianai de Melo Bandeira, o genro Francisco Raulino Júnior, que era sobrinho do prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, e o neto do ex-vereador, Francisco Raulino Neto, morreram em um acidente ocorrido na zona rural de São Francisco do Oeste, no Rio Grande do Norte.

A notícia da morte do ex-vereador, que também já foi secretário municipal de Meio Ambiente de Brasiléia, causou forte comoção na cidade, onde ele sempre teve grande presença na vida social das comunidades da fronteira. Ainda não existem informações detalhadas sobre como se deu o acidente.

Continuar lendo

Acre

Duarte fora de debate: “adversário exigiu que me retirassem”

Publicado

em

O debate que ocorre logo mais à noite entre os candidatos à prefeitura de Rio Branco não contará com o Jamyl Asfury (PSC) nem com Roberto Duarte (MDB). O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Acre (DCE/Ufac), que promove o evento, diz que houve pesquisa com os estudantes para selecionar 5 dos 7 candidatos. Já Duarte afirma que foi excluído de forma proposital.

“Quando soube do debate do DCE recebi uma denúncia que um adversário meu, candidato a prefeito, exigiu que me retirassem do debate do DCE”, relata o candidato. Duarte garante que procurou o responsável pelo DCE para esclarecer o assunto e houve a confirmação. “Ele me confirmou que houve um pedido nesse sentido, mas que eu iria participar”.

Logo, o fato de não ter sido um dos 5 selecionados para participar do debate causou estranheza no candidato do MDB. “Respeito a democracia e, principalmente, a decisão do DCE, mas considero lamentável que meus adversários fujam do debate comigo”.

Ele garante estar preparado para debater os problemas e as soluções para melhorar a vida das pessoas e de Rio Branco e desabafou: “fico triste que o DCE, uma representação estudantil histórica que sempre zelou pela ampla participação democrática de ideias, se submete a esse tipo de ingerência”.

Ao ac24horas, o DCE explicou que houve uma consulta pública para selecionar apenas 5 candidatos. “Na seleção, foram escolhidos Jarbas Soster (Avante), Daniel Zen (PT), Socorro Neri (PSB), Minoru Kinpara (PSDB) e Tião Bocalom (PP). Como não é registrada pelo TER, não podemos fazer a divulgação da pesquisa, mas houve 829 respostas”.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas