Menu

Gabinete integrado de Mobilização define novas ações para famílias atingidas pela cheia do Rio Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Intensificação nas ações de saúde, segurança e abastecimento foram discutidas na primeira reunião desta terça-feira, 21, no Gabinete Integrado de Mobilização-Alagação 2012. Participaram da reunião o governador Tião Viana, senador Jorge Viana, chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional, Armin Braun; prefeito Raimundo Angelim, secretários de governo e da prefeitura; oficiais do Exército, defesa civil municipal e assessores especiais de governo.


O chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional, Armin Braun destacou que os trabalhos no Acre estão sendo administrados com boa coordenação. Segundo ele, isso torna o trabalho menos tenso diante de situações como essa.

Publicidade

O chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional, Armin Braun destacou que os trabalhos no Acre estão sendo administrados com boa coordenação (Sérgio Vale/Secom)

“Com esse trabalho bem organizado que o estado esta promovendo fica mais fácil a Defesa Civil Nacional ajudar no que for preciso. O Governo Federal continua a disposição para auxiliar o Acre no que for necessário. Na segunda-feira chegaram mais 25 barracas e a Força Nacional deve enviar mais 40 homens para ajudar”, disse Braun.


Reforço na saúde – Com apoio do Ministério da Saúde o Governo do Estado e a Prefeitura estão recebendo reforço na área de assistência médica aos desabrigados. A coordenadora de saúde da Força Nacional, Conceição Mendonça afirma que nesta terça-feira chega ao Acre 10 kits desastre composto por medicamentos necessários em situações como a enfrentada pelo estado. A coordenadora ressalta que cada kit pode atender 500 pessoas.


Apoio do Exército  Os comandos do 4° Batalhão de Infantaria e Selva (BIS) e do 7° Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) também estão trabalhando em parceria com o governo do Estado na retirada de famílias de áreas atingidas pelas águas. Equipes de militares do Exército de Rondônia também foram enviadas ao Acre para atuar no trabalho voluntário.


Monitoramento de redes de abastecimento –Com o nível das águas do Rio Acre ainda apresentando subida o Depasa (Departamento de Pavimentação e Abastecimento) atua no monitoramento das redes de abastecimento. O diretor do Depasa destaca que esse trabalho é preventivo, não havendo, neste momento, risco absoluto de racionamento de água.


“Existe um monitoramento nos pontos de captação, que são pontos vulneráveis por conta do nível do rio. Nós estamos fazendo toda essa busca em regiões como Alto Acre e Baixo Acre para poder garantir um abastecimento em áreas que ainda não estão alagadas dentro da sua normalidade”, explica o diretor do departamento.


Gildo César informa que o Depasa enviou 150 mil litros de água para o município de Brasiléia tendo em vista que 95% da cidade foi afetada pela enchente e enfrenta a falta de água potável. Em Sena Madureira o departamento fez manobras na rede de abastecimento para evitar que água seja contaminada pela inundação. Em Rio Branco, a Estação de Tratamento de Água II (ETA II) vem sendo monitorada desde a semana passada no principal ponto de captação, que segundo o diretor é a torre principal da estação.


“Essa torra é a que fica ao lado da terceira ponte. Esse monitoramento permite que em casos de qualquer anormalidade aconteça a nossa equipe estará prontamente acionada para solucionar”, disse Gildo César.


Trabalho preventivo – O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim lembra que esta é a segunda maior enchente que registrada no Estado e o trabalho da prefeitura segue em ritmo acelerado para evitar que mais pessoas sofram com os danos causados pela cheia do rio.


Angelim informa que a prefeitura em parceria com o Governo do Estado já viabilizou outros locais para abrigar famílias que possam ser atingidas pela enchente. “Estamos preparado para o que vier”, garante o prefeito.


Foto e informações: Agência de Noticias do Acre

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido