Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mais de 55 mil pessoas foram atingidas pelo Rio Acre, em Rio Branco, enchente que já é a segunda maior da história

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares,
Da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com


Mais de cinqüenta e cinco mil pessoas já foram afetadas pela cheia do Rio Acre, segundo a Defesa Civil. O número de atingidos deve continuar subindo. O Nível do Rio Acre, em Rio Branco, de acordo com o último boletim é de17,30 metros.

Anúncios


O alagamento já é o segundo maior da história em Rio Branco, na série de medição anual da Defesa Civil, que é feito desde 1970, superando a cheia de 1988, ano em que o Rio Acre, na capital atingiu 17, 11 metros.


O alagamento deste ano em Rio Branco caminha para ser o maior da história, devido a uma convergência de fatores naturais relacionadas à cheia não só do Rio Acre, mas a de seu principal tributário, o Riozinho do Rôla, que está com 18,03 metros, além do represamento provocado pelo Rio Purus, que apresenta elevação em seu nível, com 19,52 metros


Os dados são preocupantes e a Defesa Civil já admite que a marca histórica de 17,77 metros, registrada em 1997 pode ser ultrapassada nos próximos dois dias.


Confira os dados atualizados sobre a enchente e o número de desabrigados até as 12h desta segunda-feira:


 4.594 pessoas desabrigadas alojadas em abrigos da Prefeitura (1.202 famílias)


1.827 pessoas retiradas pela defesa civil e alojadas em casas de amigos ou parentes (522 famílias)


Total de desabrigados em Rio Branco: mais de 6.000 pessoas


13.742 imóveis atingidos


54.968 pessoas atingidas pela água


3,30 m acima da cota de transbordamento (14m)


Bairros atingidos


33 bairros e comunidades rurais (Área Urbana – Bairros 06 de Agosto, Ayrton Senna, Adalberto Aragão, Aeroporto Velho, Terminal da Cadeia Velha, Baixada da Habitasa, Base, Conjunto Jardim Tropical, Boa União, Glória, Cadeia Velha, Cidade Nova, Palheiral, Triângulo Novo, Taquari e Quinze. Área Rural – À jusante da Cidade de Rio Branco: Bagaço, Extrema, Colibri, Limoeiro, Quixadá, Panorama, Vista Alegre, Catuaba, Extrema II, Liberdade, Belo Jardim (Ribeirinho). À montante da Cidade de Rio Branco: Benfica (Ribeirinho), Capatará, Moreno Maia (produtores residentes ao longo do Rio Acre e Caipora). Riozinho do Rola: Água Preta, Barro Alto e outros produtores ribeirinhos ao longo do Riozinho do Rôla, Vai se ver, São Raimundo e Espalha)


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido