Menu

Pesquisar
Close this search box.

DEFESA CIVIL TRABALHA NO LIMITE PARA ATENDER OS DESABRIGADOS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quem consegue chegar dentro do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco encontra uma estrutura bem organizada. O que não estava nos planos de contingência da prefeitura era os mais de 400mm de chuvas. Na terça-feira (15), por exemplo, segundo técnicos da Defesa Civil, choveu 50mm a mais do que era esperado em um único dia. Isso fez aumentar o número de 34 para 140 famílias desabrigadas e 513 famílias cadastradas até o meio dia de hoje (16). A cada 24 horas, em média 100 novas famílias chegam ao Parque.



A movimentação é grande. Não param de chegar novos moradores e novas reclamações de áreas que ainda não foram atendidas pelas equipes da Defesa Civil. Os administradores ainda não conseguiram ampliar o número de frentes conforme foi prometido ontem à tarde.

Anúncios


– Temos 25 equipes e esperamos ampliar esse atendimento para 30. O prefeito e o governador estão reunidos com o Exército que deve entrar na ajuda – disse Estefânia Pontes.


A secretária foi sabatinada pelos vereadores da Câmara Municipal que visitam o Parque de Exposições. Embora exista um esforço grande para mostrar alívio com as 202 famílias retiradas de áreas alagadiças para o aluguel social, a falha no plano de contingência é visível, principalmente, na ação de deslocamento das famílias atingidas para o Parque.


– Falta até lona para cobrir os pertences das pessoas. Isso não estava previsto? Vivemos num momento de grande tecnologia, ano passado foi a mesma coisa – cobrou o vereador Alisson Bestene.


O nível do Rio Acre já ultrapassou a cota do ano passado, de 16m16. Além da previsão de chuvas, as cheias do Riozinho do Rôla e Purus, são outras dificuldades enfrentadas por quem tenta amenizar o sofrimento das famílias.


Ainda segundo a secretária Estefânia Pontes, a prefeitura está preparada para alojar até 700 famílias dentro do Parque de Exposições. Aferições à cada três horas estão sendo feitas pelos técnicos do Estado e do Município.


Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido