Menu

Antônia Lúcia destina emenda de R$ 400 mil para programa capacitação e reinserção de presos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas


raymelo.ac@gmail.com

Publicidade

Com o propósito de ampliar as chances de pessoas que cumprem penas nos presídios do Acre serem reintegrados a sociedade, a deputada federal Antônia Lúcia (PSC-AC) destinou R$ 400 mil em emendas para desenvolver um projeto da capacitação e reinserção de ex-presidiários, que deverá ser desenvolvido pelo Conselho Penitenciário Estadual do Acre.


O projeto que foi batizado pela parlamentar, como Começar de Novo será implantado ainda este ano. Um conjunto de ações educativas de capacitação profissional e reinserção no mercado de trabalho e na sociedade será disponibilizado aos presidiários que cumprem penas medidas sócio-educativas e penas alternativas.


“O Programa terá ações voltadas à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil com o propósito de coordenar em âmbito estadual, as propostas de trabalho e de cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário, concretizando as  ações de cidadania e promover redução da reincidência”, desta Antônia Lúcia.


Segundo a parlamentar, este projeto é de interesse da sociedade como um todo. “Estamos falando de um recomeço, com novas oportunidades para pessoas que cometeram delitos e buscam chances de voltar ao mercado de trabalho. Este projeto poderá contribuir para que estes indivíduos não recorram novamente ao mundo do crime”, justiça.


O programa prevê a realizar campanha de mobilização para a criação de uma rede de cidadania em favor da ressocialização; Estabelecer parcerias com associações de classe patronais, organizações civis e gestores públicos, para apoiar as ações de reinserção;


Implementar iniciativas que propiciem o fortalecimento dos Conselhos da Comunidade, para o cumprimento de sua principal atribuição legal – reintegração social da pessoa encarcerada ou submetida a medidas e penas alternativas.


Integrar os serviços sociais no Estado para seleção dos beneficiários do projeto; Criar um banco de oportunidades de trabalho e de educação e capacitação profissional; Acompanhar os indicadores e as metas de reinserção.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido