Menu

Alunos do curso de Comunicação UFAC lançam programa sobre os festivais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Laboratório de Comunicação surgiu de uma parceria entre os acadêmicos de jornalismo da UFAC e a Fundação Aldeia de Comunicação. É um projeto que objetiva proporcionar aos estudantes, além da experiência profissional, a aplicação do aprendizado adquirido na universidade, ou seja, unir teoria e prática.


O convite surgiu do diretor da TV Aldeia, Alexandre Nunes, que disponibilizou um espaço aos estudantes, funcionando como uma oficina em que o resultado fosse veiculado na televisão e no rádio. Tudo isso foi discutido na primeira reunião que aconteceu em dezembro do ano passado, deixando um clima de empolgação no ar e já mostrando os primeiros entusiastas do novo projeto.

Publicidade

Nome, formato, identidade visual, pautas e quadros, tudo isso foi surgindo em uma chuva de ideias e sugestões, que aconteciam em encontros presenciais e também nas redes sociais. As ideias aos poucos foram tomando forma e as conversas deram lugar a ações. Como disse Alexandre Nunes, “a palavra de ordem é ousadia”.


Depois de muita conversa ficou decidido que a pauta do programa piloto seria o Festival Chico Pop, tanto pela proximidade do evento, quanto pelo peso cultural no nosso estado. Esse tema se mostrou bastante amplo e acabou por puxar vários ganchos.


Afinal de contas, é impossível falar do Festival Chico Pop sem contar um pouco da história de quem lhe deu o nome, mais difícil ainda relembrar Chico sem citar o cenário cultural das décadas de 70 e 80. E foi exatamente esse o desafio escolhido pelo coletivo.


#Festivais


O projeto ‘Festivais’ é o resultado deste pontapé inicial do Laboratório de Comunicação, um programa pensado, produzido e executado pelos alunos com o apoio da TV Aldeia, recontando a história de Francisco Ventura de Menezes, o Chico Pop, e da cena cultural acriana.


Toda a correria nas gravações e produção do programa se misturou com a expectativa de alguns com o primeiro trabalho na televisão, tanto produzindo, quanto fazendo reportagens. Foi o caso de Amanda Borges, que conta que nunca havia tido contato com jornalismo de TV.


Amanda Borges diz ainda que as reportagens lhe assustaram um pouco, mas com a convivência com outros profissionais e a rotina no coletivo,  isso logo foi superado. “É um ramo muito diferente em todos os sentidos, mas mudei meu conceito depois dessa experiência”, conta ela.


Obstáculos e dificuldades apareceram no caminho, mas nada atrapalhou a vontade de aprender dos alunos. O programa está em processo de finalização e será lançado no próximo dia 15 de fevereiro às 19 horas no Cine Teatro Recreio, além de ser exibido no mesmo dia na TV Aldeia, às 21 Horas.


 


Narah Souza / Laboratório de Comunicação

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido