Conecte-se agora

Alunos do curso de Comunicação UFAC lançam programa sobre os festivais

Publicado

em

O Laboratório de Comunicação surgiu de uma parceria entre os acadêmicos de jornalismo da UFAC e a Fundação Aldeia de Comunicação. É um projeto que objetiva proporcionar aos estudantes, além da experiência profissional, a aplicação do aprendizado adquirido na universidade, ou seja, unir teoria e prática.

O convite surgiu do diretor da TV Aldeia, Alexandre Nunes, que disponibilizou um espaço aos estudantes, funcionando como uma oficina em que o resultado fosse veiculado na televisão e no rádio. Tudo isso foi discutido na primeira reunião que aconteceu em dezembro do ano passado, deixando um clima de empolgação no ar e já mostrando os primeiros entusiastas do novo projeto.

Nome, formato, identidade visual, pautas e quadros, tudo isso foi surgindo em uma chuva de ideias e sugestões, que aconteciam em encontros presenciais e também nas redes sociais. As ideias aos poucos foram tomando forma e as conversas deram lugar a ações. Como disse Alexandre Nunes, “a palavra de ordem é ousadia”.

Depois de muita conversa ficou decidido que a pauta do programa piloto seria o Festival Chico Pop, tanto pela proximidade do evento, quanto pelo peso cultural no nosso estado. Esse tema se mostrou bastante amplo e acabou por puxar vários ganchos.

Afinal de contas, é impossível falar do Festival Chico Pop sem contar um pouco da história de quem lhe deu o nome, mais difícil ainda relembrar Chico sem citar o cenário cultural das décadas de 70 e 80. E foi exatamente esse o desafio escolhido pelo coletivo.

#Festivais

O projeto ‘Festivais’ é o resultado deste pontapé inicial do Laboratório de Comunicação, um programa pensado, produzido e executado pelos alunos com o apoio da TV Aldeia, recontando a história de Francisco Ventura de Menezes, o Chico Pop, e da cena cultural acriana.

Toda a correria nas gravações e produção do programa se misturou com a expectativa de alguns com o primeiro trabalho na televisão, tanto produzindo, quanto fazendo reportagens. Foi o caso de Amanda Borges, que conta que nunca havia tido contato com jornalismo de TV.

Amanda Borges diz ainda que as reportagens lhe assustaram um pouco, mas com a convivência com outros profissionais e a rotina no coletivo,  isso logo foi superado. “É um ramo muito diferente em todos os sentidos, mas mudei meu conceito depois dessa experiência”, conta ela.

Obstáculos e dificuldades apareceram no caminho, mas nada atrapalhou a vontade de aprender dos alunos. O programa está em processo de finalização e será lançado no próximo dia 15 de fevereiro às 19 horas no Cine Teatro Recreio, além de ser exibido no mesmo dia na TV Aldeia, às 21 Horas.

 

Narah Souza / Laboratório de Comunicação

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Cotidiano

Atlético perde mais uma e é lanterna na Série D; Galvez vence e assume a vice-liderança

Publicado

em

O Atlético Acreano começou o returno do Campeonato Brasileiro da Série D do mesmo jeito que encerrou o primeiro turno, sem saber o que é uma vitória na competição.

Nesta quarta-feira, 21, jogando no estádio da Colina, em Manaus, o time acreano foi derrotado pelo Fast por 1 a 0. O gols do time amazonense foi Daivison ainda na primeira etapa. Com mais um revés, o Galo Carijó caiu para a última posição do Grupo 1.

Já o Galvez, atual campeão acreano, voltou a fazer bonito. Em partida disputada na Arena Acreana, o Imperador venceu o Ji-Paraná (RO), por 3 a 1. Com a vitória, o time acreano segue firme na vice-liderança do grupo. Os gols do triunfo foram marcados por Jô e Adriano (2 vezes).

A primeira rodada do returno se encerra nesta quinta-feira, 22, com a partida entre Rio Branco e Bragantino (PA), às 16 horas, na Arena Acreana.

Continuar lendo

Cotidiano

Em Xapuri, quase todos os pedidos de registro de candidaturas já foram julgados e deferidos

Publicado

em

O Juízo Eleitoral da 2ª Zona já julgou quase a totalidade dos pedidos de registro de candidaturas apresentadas em Xapuri. No caso das candidaturas majoritárias, todas já foram julgadas e deferidas pelo juiz Luís Gustavo Alcalde Pinto.

Das 78 candidaturas apresentadas no município, entre majoritárias e proporcionais, 72 (92,31%) já aparecem como deferidas, 5 (6,41%) foram indeferidas e 1 ainda aguarda julgamento. Os indeferimentos se deram por ausência de requisito de registro.

O fato mais relevante do processo de avaliação dos pedidos de registro de candidaturas em Xapuri foi o indeferimento da maior parte dos candidatos do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Entretanto, após pedido de recurso a maioria delas foi validada.

Além de Xapuri, a 2ª Zona Eleitoral agrega também o eleitorado do município de Capixaba. Nas duas cidades, a Justiça Eleitoral convocou 324 mesários, entre voluntários e não voluntários. Nos dois municípios, 18.879 eleitores estão aptos ao voto.

Continuar lendo

Cotidiano

Polícia Civil apreende três quilos de cocaína refinada e prende homem em flagrante

Publicado

em

Na tarde desta quarta-feira, 21, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), coordenada pelo delegado Karlesso Nespoli, prendeu J. S. da S., 37 anos em posse de aproximadamente três quilos de cocaína refinada em barreira montada no Trevo de Senador Guiomard, distante da capital 30 km.

A droga estava acondicionada em uma mochila do acusado que vinha de carona em um caminhão que seguia de Brasileia com destino a Rio Branco.

Os agentes da Denarc realizaram a abordagem e, após vistoria veicular, encontraram três pacotes da droga acondicionados em uma mochila pertencente ao carona que recebeu voz de prisão.

Após a prisão o acusado foi encaminhado à sede da especializada para prestar depoimento a autoridade policial. De acordo com o delegado ele será autuado pelo crime de tráfico de droga sendo colocado à disposição da Justiça.

Continuar lendo

Cotidiano

Juiz eleitoral não acata pedido de impugnação e Leila Galvão tem candidatura mantida

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 21, o juiz eleitoral Gustavo Sirena decidiu não acatar o pedido de impugnação da candidatura de Leila Galvão (MDB) à prefeitura de Brasiléia (AC). O pedido pela impugnação da candidatura de Leila Galvão havia sido formulado pelo Ministério Público Estadual (MPAC).

Em sua decisão, o magistrado pontuou que Leila atende às condições de elegibilidade e os requisitos de registrabilidade.

“Além disso, não foi trazida aos autos nenhuma impugnação do registro de candidatura, notícia de inelegibilidade, ou foi constatada de ofício nenhuma hipótese de incidência da requerente em alguma das inelegibilidade constitucionais ou da Lei Complementar Nº 64/90”, afirmou.

Na ação, o promotor da 6ª Zona Eleitoral, Thiago Marques Salomão, alegou que existia inúmeras irregularidades da candidata relativas a processos oriundos do Tribunal de Conta do Estado do Acre (TCE), todas do período em que Leila Galvão foi prefeita do município.

Entre as acusações listadas pelo promotor, consta a acumulação ilegal de subsídios, com remuneração de cargo efetivo, pela então prefeita, referente ao exercício financeiro de 2009. Por essa razão, Leila foi multada pelo TCE em R$ 3.570,00. A penalidade foi aplicada em 28/09/2017, perdurando seus efeitos até 28/09/2025, ou seja, por 8 anos contados da data da decisão.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas