Menu

Unidades de saúde serão fiscalizadas durante o carnaval

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O promotor de Justiça Gláucio Ney Shiroma Oshiro reuniu-se nesta terça-feira (14) com representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde para discutir o atendimento nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e no Pronto Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco durante o carnaval. Na semana passada foi instaurado um procedimento administrativo com o objetivo de fiscalizar as ações e serviços de saúde que serão prestados no período de 16 a 23 de fevereiro.


No encontro, o promotor justificou que a medida é necessária para evitar os transtornos registrados no ano passado quando o atendimento ficou prejudicado em razão de problemas estruturais, de organização, e principalmente, pela falta de profissionais escalados para o plantão e sobreaviso. “Solicitamos que o gestor de cada unidade apresente a escala de plantão para saber quem são os profissionais, o dia e horário em que deverão está trabalhando e os telefones de contato. Essa é uma medida preventiva, mas uma equipe de diligência vai fiscalizar as unidades no carnaval”, explica.

Publicidade

Selene Maia, que na reunião representou a Secretaria Estadual de Saúde, disse que existe uma orientação para que o atendimento seja melhor organizado este ano, tendo em vista, que a demanda aumenta em decorrência das festividades e do fechamento dos postos de saúde. Ela informou que está sendo elaborada uma escala de plantão e outra com o nome dos profissionais que ficarão de sobreaviso. Além disso, no intervalo entre um plantão e outro, dois profissionais irão atuar para que o atendimento não seja interrompido.


No HUERB não haverá atendimento em regime especial, mas os serviços, inclusive de laboratório, não serão afetados. A maternidade Bárbara Heliodora e o Hospital da Criança também foram notificados.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido