Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ex-prefeito Vando Torquato é acusado de nepotismo pelo Ministério Público Estadual

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ex-prefeito Vando Torquato poderá perder os direitos políticos por até cinco anos. É o que pede o Ministério Público Estadual, dentre as várias punições para o político. Além dele, a ex- secretária de Administração de Tarauacá está sendo acusada de prática de nepotismo.


Na última sexta-feira (13), o MPE ajuizou uma ação civil pública em desfavor do ex-prefeito e sua assessora. Uma representação feita pelo Sindicato dos Servidores da Educação (Sinteac), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) e Sindicato dos Servidores Municipais fez com que o MP/AC instaurasse um inquérito civil. A investigação apontou que os gestores nomearam parentes para cargos comissionados da Prefeitura de Tarauacá, contrariando os princípios que regem a administração pública e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Anúncios


As promotoras de Justiça Eliane Misae Kinoshita e Nicole Gonzalez Colombo Arnoldi afirmam na ACP que tanto o ex-prefeito como ex- secretária foram alertados a respeito de situações de nepotismo e orientados a exonerar os servidores com vínculo de parentesco contratados sem concurso.


Entre as punições, o MP/AC pediu que fossem suspensos os direitos políticos dos gestores por até cinco anos e o pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração recebida irregularmente.


Da redação, com informações da Agência de Notícias MP/AC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido