Menu

Pesquisar
Close this search box.

Aparelho quebrado no HC leva mãe ao desespero com medo de filho ficar cego

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


Vivendo de favores há mais de 15 dias, na cidade de Rio Branco, a funcionária pública do município de Feijó, Elizangela da Silva Viana, 34, faz uma verdadeira peregrinação em busca de ajuda para o filho de quatro anos, que sofre de toxoplasmose.

Anúncios


Com passagens pagas pelo TFD, à servidora veio à capital em busca de um exame no Hospital das Clínicas, mas ao realizar a consulta e pegar os encaminhamentos, Elizangela da Silva foi comunicada que o aparelho que realizaria o procedimento estaria quebrado.


Segundo informações de oftalmologistas do HC, o mais importante para o diagnóstico da toxoplasmose ocular é o exame de fundo de olho com as pupilas dilatadas, quando o médico oftalmologista encontra a típica do toxoplasma. O exame é feito com o Oftalmoscópio.


O tratamento do J.E.A.S. só poderá ser iniciado após a realização do exame. A mãe da criança tomou conhecimento do estado de saúde de seu filho, há pouco mais de três meses. O medo da servidora é que a doença evolua e cause a cegueira no paciente.


Elizangela da Silva foi orientada a procurar a direção do HC, para saber quais as providências que seriam tomadas. De acordo com ela, os gestores do hospital colocaram seu nome numa lista, mas não deram previsão de quando o novo aparelho chegaria.


A fundoscopia ou oftalmoscopia é o exame em que se visualizam as estruturas do fundo de olho, dando atenção ao nervo óptico, os vasos retinianos, e a retina propriamente dita, especialmente sua região central denominada mácula.


Sem perspectivas, a servidora pública diz que não sabe o que fará, já que tem que voltar a cidade de Feijó, para assumir suas funções. “Estou assistindo ao sofrimento diário de meu filho sem poder fazer nada. Sinto-me impotente diante desta situação”, diz Elizangela.


Sem recursos para se manter em Rio Branco, a agente comunitária de saúde acredita que voltará a sua cidade sem que seu filho receba o atendimento adequado. “Fui informada que é um aparelho relativamente barato. Porque o hospital ainda não comprou um novo”, questiona.


De acordo com Elizangela, os funcionários do HC teriam informado que Oftalmoscópio estaria quebrado desde o ano passado. A servidora afirmou ainda, que dezenas de pessoas estariam na lista para realização de exames que dependem do mesmo aparelho.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido