Menu

O dia nacional da mamografia passou em branco no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
com informações da Agência Brasil


Preocupada muito mais em se defender das recentes declarações com relação aos médicos do Estado do Acre, a Secretaria Suely Melo não desenvolveu nenhuma ação em comemoração ao dia da mamografia, lembrado ontem (05) em todo o Brasil. O câncer de mama deverá ter em todo o Brasil somente este ano, 57 mil novos casos. Nas páginas do Governo do Estado na rede mundial de computadores não existem reportagens sobre o tema.

Publicidade

Em relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União, o Acre apareceu como um dos Estados que tinha os únicos aparelhos de exame quebrados. O relatório concluiu que dos 1,6 mil mamógrafos existentes no Brasil, 900 não estavam em funcionamento.


A mamografia é o exame mais eficaz para combater tumores ainda em estágio inicial, podendo evitar milhares de mortes por câncer de mama que acontecem anualmente no Brasil.


Para marcar a data, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lançou uma campanha a fim de chamar a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce da doença. As peças da campanha lembram que o direito à mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está previsto em lei, e destaca que as chances de cura do câncer de mama são de 95%, quando diagnosticado na fase inicial.


A mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres com mais de 50 anos de idade. A Lei da Mamografia (Lei 11.664), de 2009, dá direito à mulher, a partir dos 40 anos de idade, a fazer exame gratuito, segundo recomendação médica.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido