Menu

Pesquisar
Close this search box.

PT apresenta pré-candidatura de Marcus Alexandre a FPA e PCdoB mantém o nome Perpétua na disputa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


Em clima de mistério e com um forte esquema de segurança, a cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) realizou durante toda à tarde deste domingo, 05, uma reunião às escondidas com os 10 partidos integrantes da Frente Popular do Acre (FPA), para apresentar a pré-candidatura de Marcus Alexandre, à prefeitura de Rio Branco, além de reivindicar a cabeça de chapa, na disputa deste ano, na capital acriana.

Anúncios


O evento aconteceu no restaurante do Hotel Afa Bisrtô da Amazônia, no centro da cidade. Depois da escolha do nome petista ter sido feita por Tião Viana, o coordenador do processo sucessório do PT, Raimundo Angelim (PT) participou da reunião. PT, PCdoB, PSB, PR, PV, PRB, PSDC, PRP, PTN e PDT enviaram seus representantes ao encontro patrocinado por Tião Viana. A surpresa foi à presença da presidente do Partido Verde, Shirley Torres, que voltou atrás e continua apoiando o PT.


Segundo o assessor especial do Governo do Acre, Antônio Monteiro e o ex-deputado Chicão Brigido (PTB), a reunião foi tranquila, com parte dos partidos hipotecando apoio ao nome do diretor do Deracre, Marcus Alexandre, mas ainda, não foi desta vez que os líderes partidários chegaram à unanimidade. Luiz Tchê (PDT) informou que iria discutir internamente em seu partido. No PCdoB, a candidatura de Perpétua Almeida foi mantida.


O presidente do PCdoB e líder do governo do Acre na Aleac, deputado Moisés Diniz afirmou que a candidatura de seu partido estaria mantida, já que os comunistas foram os primeiros a apresentarem uma pré-candidatura, dentro da FPA. A deputada federal Perpétua Almeida teve seu nome lançado durante uma plenária da legenda e pode ser uma pedra no caminho dos petistas. Em pronunciamento na Câmara Federal, a parlamentar anunciou que era candidatíssima.


Moisés Diniz informou que os posicionamentos do PT seriam levados aos filiados do PCdoB. De acordo com Diniz, “essa seria apenas a primeira reunião para discutir o assunto”. Mesmo pregando a linha de unidade da coligação, o dirigente comunista não parece muito à vontade em retirar a rifar a candidatura de Perpétua. “Defendemos a unidade, mas esse assunto precisa ser visto no prisma partidário”, enfatizou.


No início da manhã de hoje, a reportagem fez contato com o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães (PCdoB), que confirmou a candidatura de sua esposa, Perpétua. “Esta reunião não altera muita coisa no cenário político da Frente Popular. A candidatura do PCdoB está mantida. Este evento serve apenas para apresentar o nome do pré-candidato do Partido dos Trabalhadores, a coligação”.


O prefeito Raimundo Angelim saiu às pressas e não quis se pronunciar. Como de costume, preferiu a posição “murista”. No meio do evento o pastor Rodson, saiu com cara de poucos amigos, entrou no carro e também não se pronunciou. Por volta de 17h30m, o governador Tião Viana deixou o restaurante Afa Bistrô. Abordado pela reportagem, o governador Tião Viana (PT), disse: “Não, eu não vou falar. Um bom fim de semana para você e sua família”.



A reunião foi marcada pelo excesso de preciosismo da equipe de segurança do governador Tião Viana. Policiais militares à paisana se dirigiram a equipe de reportagem de ac24horas, informando que teriam recebido um comunicado que uma pessoa de preto estaria rondando a Casa Civil. Com equipamentos que lembravam a segurança do presidente dos EUA, os militares exigiram a identificação do repórter.


O secretário de Comunicação, Leonildo Rosas também retrucou em tom áspero a uma pergunta da reportagem. Ao atender uma ligação, e questionado onde estaria sendo realizada a reunião, Rosas disparou: “não sou filiado a nenhum partido”. Ao final do evento, o assessor saiu do ambiente acompanhado de Gilberto Braga, da Companhia de Selva, responsável pela mídia oficial do Governo do Acre e pelas campanhas eleitorais da FPA. Há 13 anos a Companhia de Selva ganha as licitações do governo do Acre sem ser incomodada pelo TCE e Ministério Público Estadual, apesar das denúncias de favorecimento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido