Conecte-se agora

PT apresenta pré-candidatura de Marcus Alexandre a FPA e PCdoB mantém o nome Perpétua na disputa

Publicado

em

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

Em clima de mistério e com um forte esquema de segurança, a cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) realizou durante toda à tarde deste domingo, 05, uma reunião às escondidas com os 10 partidos integrantes da Frente Popular do Acre (FPA), para apresentar a pré-candidatura de Marcus Alexandre, à prefeitura de Rio Branco, além de reivindicar a cabeça de chapa, na disputa deste ano, na capital acriana.

O evento aconteceu no restaurante do Hotel Afa Bisrtô da Amazônia, no centro da cidade. Depois da escolha do nome petista ter sido feita por Tião Viana, o coordenador do processo sucessório do PT, Raimundo Angelim (PT) participou da reunião. PT, PCdoB, PSB, PR, PV, PRB, PSDC, PRP, PTN e PDT enviaram seus representantes ao encontro patrocinado por Tião Viana. A surpresa foi à presença da presidente do Partido Verde, Shirley Torres, que voltou atrás e continua apoiando o PT.

Segundo o assessor especial do Governo do Acre, Antônio Monteiro e o ex-deputado Chicão Brigido (PTB), a reunião foi tranquila, com parte dos partidos hipotecando apoio ao nome do diretor do Deracre, Marcus Alexandre, mas ainda, não foi desta vez que os líderes partidários chegaram à unanimidade. Luiz Tchê (PDT) informou que iria discutir internamente em seu partido. No PCdoB, a candidatura de Perpétua Almeida foi mantida.

O presidente do PCdoB e líder do governo do Acre na Aleac, deputado Moisés Diniz afirmou que a candidatura de seu partido estaria mantida, já que os comunistas foram os primeiros a apresentarem uma pré-candidatura, dentro da FPA. A deputada federal Perpétua Almeida teve seu nome lançado durante uma plenária da legenda e pode ser uma pedra no caminho dos petistas. Em pronunciamento na Câmara Federal, a parlamentar anunciou que era candidatíssima.

Moisés Diniz informou que os posicionamentos do PT seriam levados aos filiados do PCdoB. De acordo com Diniz, “essa seria apenas a primeira reunião para discutir o assunto”. Mesmo pregando a linha de unidade da coligação, o dirigente comunista não parece muito à vontade em retirar a rifar a candidatura de Perpétua. “Defendemos a unidade, mas esse assunto precisa ser visto no prisma partidário”, enfatizou.

No início da manhã de hoje, a reportagem fez contato com o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães (PCdoB), que confirmou a candidatura de sua esposa, Perpétua. “Esta reunião não altera muita coisa no cenário político da Frente Popular. A candidatura do PCdoB está mantida. Este evento serve apenas para apresentar o nome do pré-candidato do Partido dos Trabalhadores, a coligação”.

O prefeito Raimundo Angelim saiu às pressas e não quis se pronunciar. Como de costume, preferiu a posição “murista”. No meio do evento o pastor Rodson, saiu com cara de poucos amigos, entrou no carro e também não se pronunciou. Por volta de 17h30m, o governador Tião Viana deixou o restaurante Afa Bistrô. Abordado pela reportagem, o governador Tião Viana (PT), disse: “Não, eu não vou falar. Um bom fim de semana para você e sua família”.

A reunião foi marcada pelo excesso de preciosismo da equipe de segurança do governador Tião Viana. Policiais militares à paisana se dirigiram a equipe de reportagem de ac24horas, informando que teriam recebido um comunicado que uma pessoa de preto estaria rondando a Casa Civil. Com equipamentos que lembravam a segurança do presidente dos EUA, os militares exigiram a identificação do repórter.

O secretário de Comunicação, Leonildo Rosas também retrucou em tom áspero a uma pergunta da reportagem. Ao atender uma ligação, e questionado onde estaria sendo realizada a reunião, Rosas disparou: “não sou filiado a nenhum partido”. Ao final do evento, o assessor saiu do ambiente acompanhado de Gilberto Braga, da Companhia de Selva, responsável pela mídia oficial do Governo do Acre e pelas campanhas eleitorais da FPA. Há 13 anos a Companhia de Selva ganha as licitações do governo do Acre sem ser incomodada pelo TCE e Ministério Público Estadual, apesar das denúncias de favorecimento.

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Jarbas Soster apresenta plano de governo na Assermurb

Publicado

em

O candidato à prefeitura de Rio Branco pelo Avante, Jarbas Soster, participou de uma reunião com a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Branco (Assermurb) nesta quarta-feira, 21, na sede do Sindicato.

Na reunião, Jarbas apresentou o seu plano de governo e as suas propostas para o transporte público, mobilidade urbana, saúde, educação, economia, infraestrutura e dentre outros assuntos.

A reunião serviu para Jarbas ouvir as reivindicações da classe para o quadriênio 2021/2024 acerca do Plano de Cargos e Carreiras (PCCR) dos servidores municipais.

Continuar lendo

Acre

Gladson conversa com membros do TJAC para aproximar poderes

Publicado

em

Numa tentativa de estreitar o relacionamento e aproximar os poderes, o governador Gladson Cameli dez uma visita de cortesia nesta quarta-feira, 21, aos membros do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O próprio judiciário confirma que o objetivo do encontro foi “aumentar o diálogo interinstitucional e também articular parcerias para aprimoramento dos serviços jurisdicionais”.

Durante o encontro, que contou com as duas equipes diretoras do TJAC, a atual e a eleita para os próximos dois anos, foi levantada a proposta de união dos esforços para transição de equipes e aprimoramento da prestação jurisdicional.

“Mais um registro da visita que fiz nesta quarta-feira no Tribunal de Justiça do Acre. Foi um encontro muito importante para estreitar o relacionamento e firmar parcerias com o poder judiciário”, disse Cameli. Na ocasião, Gladson falou de assuntos relacionados à administração do Judiciário acreano, especialmente, em relação às necessidades estruturais da Justiça do Acre.

O desembargador-presidente, Francisco Djalma, agradeceu a visita do governador e destacou as demandas do Judiciário. “A proposta dessa visita foi apresentar alguns projetos edificação, restauração de alguns prédios e o governador se dispôs a ajudar a implementar essas modificações”, disse.

Estiveram presentes o atual desembargador-presidente do TJAC, Francisco Djalma, e os desembargadores Laudivon Nogueira e Júnior Alberto, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça, respectivamente. Também estavam na reunião os magistrados eleitos para o Biênio 2021-2023, a desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro, e os desembargadores Roberto Barros, vice-presidente, e Élcio Mendes, corregedor-geral da Justiça.

Continuar lendo

Acre

Acre tem 60 novos casos e nenhuma morte por Covid-19

Publicado

em

O boletim da Covid-19 desta quarta-feira, 21, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre registra 60 novos casos de contaminação pelo coronavírus no estado.

Com isso, o número de infectados subiu de 29.865 para 29.925 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 78.562 notificações de contaminação pela doença, sendo que 48.609 casos foram descartados, enquanto 29 amostra de RT-PCR estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 27.732 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 69 seguem hospitalizadas.

Nenhum óbito por Covid-19 foi notificado nesta quarta-feira, fazendo com que o número oficial de mortes pela doença continue 682 em todo o estado.

Continuar lendo

Acre

“Com a gente, bem ou mal, as coisas funcionavam”, diz Daniel Zen

Publicado

em

O programa eleitoral do candidato à prefeitura de Rio Branco pelo Partido dos Trabalhadores, Daniel Zen, desta quarta-feira, 21, falou acerca dos problemas que os moradores de Rio Branco vem enfrentando acerca do desabastecimento de água que tem se tornado um grande transtorno para a população.

Zen afirmou que pensou que poderia fazer uma campanha calma, mas afirmou que não dá para ficar calado ao escutar os relatos dos moradores de diversos bairros que vem enfrentando a falta de água em plena pandemia.

“Eu pensei que poderia fazer uma campanha calma, conversando com vocês, apresentando minhas propostas. Mas olha, não dá para ficar calado. A campanha leva a gente para as ruas e as pessoas vem falar com a gente. Não tá dando para comprar comida, não tem como comprar gás, arroz e carne nem pensar. Enquanto em plena pandemia a gente não tem água na torneira, nem para lavar a mão, o governador e a prefeita tão querendo vender o Depasa por uma mixaria. Isso é roubo gente. Esse povo ou não liga pra vida das pessoas ou ficou doido”, pontuou.

No vídeo, Zen relembra as gestões do PT e diz que “bem ou mal”, as coisas funcionavam na época do PT e que ninguém roubava as pessoas.

“Com a gente, bem ou mal, as coisas funcionavam e ninguém roubava as pessoas. Olha, se o governador e a prefeita não dão conta de resolver esse problema, eu digo a vocês: devolvam o serviço de água e esgoto para o município! Comigo e Cláudio Ezequiel na prefeitura, a gente vai conseguir fazer muito melhor do que está fazendo hoje”, afirmou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas