Conecte-se agora

Jorge Viana pede providências para os problemas da aviação na Amazônia brasileira

Publicado

em

O senador Jorge Viana (PT-AC), denunciou nesta sexta-feira, 03, da tribuna, a situação precária dos voos comerciais para a  Amazônia e, em especial,  para o Acre, e reclamou das empresas aéreas, que foram socorridas pelo governo diante do risco de apagão aéreo no fim do ano, mas cobram preços exorbitantes, apesar da demanda crescente de passageiros .O parlamentar citou especialmente o caso do Acre, que acaba de perder um voo regular da Gol e onde o preço de um bilhete ida e volta a Brasília, na alta temporada, chega a custar R$ 6.700,00.

“Temos que cuidar dos problemas da aviação agora, e em função dos interesses dos brasileiros. Se fizermos isso, vamos também estar criando as condições para podermos ter boa Copa do Mundo e boas Olimpíadas”, afirmou o senador acreano. Viana pediu a intervenção da ANAC para regularizar os voos com destino ao Acre e o apoio do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal no Estado para um movimento em favor da melhoria dos serviços aéreos na região.

Basicamente, afirmou que as empresas aéreas precisam explicar três pontos: porque as empresas aéreas operam com restrição de passageiros com destino ao Acre, aceitando um limite máximo de 115 ocupantes quando a capacidade de vôo é de 145; porque as passagens são tão caras; e porque nunca há promoções para voos com destino ao Acre.

Segundo o senador, a situação é grave porque as empresas brasileiras fixaram os preços mais caros do mundo para suas passagens e oferecem um dos serviços mais precários aos cidadãos brasileiros. “Não é só em relação à falta de infraestrutura dos terminais de passageiros ou das pistas. É verdade que é uma soma de problemas, mas as companhias aéreas não têm o direito de, sendo concessionárias num dos mercados mais atrativos do mundo, prestar um serviço na qualidade que está sendo oferecida ao cidadão brasileiro”, protestou, enfatizando que, principalmente para os Estados da Amazônia, transporte aéreo é serviço de primeira necessidade.

Baseado em dados da Infraero, Jorge Viana mostrou ao plenário que o Brasil, nos últimos dois anos, teve um dos maiores crescimentos no número de passageiros no mundo, saindo de 50 milhões de passageiros em voos domésticos em 2009 para 80 milhões de passageiros em 2011, num crescimento de 15% no mesmo período em que a economia mundial sofreu retração.

Apesar do crescimento no volume de passageiros, ele mostrou que o número de aeroportos regionais em operação caiu de 182 para 130, provocando um gargalo no sistema de transporte aéreo e prejudicando o desenvolvimento dos Estados.

O senador afirmou ainda que, no caso do Acre, a situação é gravíssima. “A pista de pouso de Rio Branco, que tinha 2 mil e seiscentos metros nos anos 90, foi reduzida para 2.158 metros. O aeroporto foi construído em terras de um amigo dos governantes da  época, em terreno frágil e sem água num raio de cinco quilômetros. Além disso, a pista foi construída transversalmente ao sentido do vento, o que transforma todas as aterrissagens e decolagens em operações de risco”, acrescentou.

Jorge Viana encaminhou cartas aos presidentes da TAM, Líbano Barroso, e da Gol, Constantino Junior, pedindo explicações, respectivamente, sobre as tarifas e a retirada do voo para o Acre, com cópias para a ANAC e para a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Nova onda de frio deve atingir Rio Branco na próxima quinta (29)

Publicado

em

Foto: ac24horas/Sérgio Vale

Quem estava esperando por uma semana ensolarada pode preparar os agasalhos. Isso porque o “Mago do Tempo”, pesquisador Davi Friale, emitiu nesta segunda-feira, 26, um boletim anunciando a chegada de uma onda de frente fria prevista para esta quinta e sexta-feira.

Segundo Friale, uma forte onda de frio polar chegará ao Acre, e deve atingir principalmente as cidades de Rio Branco e Brasiléia, fazendo com que as temperaturas caiam consideravelmente.

“Vai chegar ao Acre na próxima quinta-feira uma forte onde de frio polar, principalmente em Rio Branco e Brasiléia”, destacou.

Continuar lendo

Acre

Acre inicia semana com 13 novos casos e mais 2 óbitos por Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou novos números referentes à Covid-19 no Acre neste início de semana. De acordo com o boletim, nesta segunda-feira, 26, foram registrados 13 novos casos da doença no estado. Assim, o número de infectados subiu de 30.304 para 30.317 nas últimas 24 horas.

Mais dois óbitos foram registrados, sendo um do sexo masculino, e um do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 689 em todo o estado. O óbito do sexo masculino foi A.F.F., de 65 anos. Morador de Rio Branco, deu entrada no dia 25 de outubro no Instituto de Ortopedia de Traumatologia do Acre (Into-AC) e veio a óbito no mesmo dia.

Já a vítima do sexo feminino foi M.F.L., de 75 anos. Moradora de Rio Branco, deu entrada no dia 7 de outubro no Into-AC, e veio a óbito no dia 25 de outubro.

Até o momento, o Acre registra 80.433 notificações de contaminação pela doença, sendo que 50.112 casos foram descartados, enquanto 4 amostras de RT-PCR estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 27.901 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 52 seguem hospitalizadas.

Continuar lendo

Acre

Vídeo mostra acidente que matou casal de acreanos em Porto Velho

Publicado

em

Um vídeo captado de câmeras de segurança mostra o exato momento em que o casal de acreanos Samuel Assis Lima de Miranda e Beatriz Aguiar colidiu a motocicleta contra uma árvore na madrugada desse domingo (25).A colisão aconteceu durante uma perseguição policial na cidade de Porto Velho, em Rondônia.

Eles trafegavam em uma motocicleta modelo Fan 160 quando uma guarnição policial flagrou o casal na contramão da Avenida Jorge Teixeira e deu ordem de parada.

Segundo a polícia, o condutor Samuel não atendeu e seguiu em alta velocidade. A jovem ainda teria gritado para o homem parar, mas ele não atendeu.

A PM fez acompanhamento e uma perseguição foi iniciada. A polícia informou que Samuel entrou na Avenida Tiradentes, ainda em alta velocidade e nas proximidades da Avenida Rio Madeira acabou colidindo a moto em uma árvore. Ambos morreram no local.

Os corpos do casal chegaram ao Acre na manhã desta segunda-feira (26). Ambos estão sendo velados pelas famílias em locais separados. Beatriz é velada na casa da família, situada no bairro Conquista, em Rio Branco e Samuel é velado numa funerária localizada na rua Isaura Parente, também na capital acreana. O enterro está previsto para ocorrer às 16h no cemitério São João Batista.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

“Onde e em quem votar” são as dúvidas dos eleitores acreanos

Publicado

em

“Onde votar” é um dos questionamentos mais identificados pelo Google Trends no Acre nos últimos dias, algo que não é difícil descobrir. A Justiça Eleitoral mantém uma página específica para que os eleitores possam tirar essa dúvida.

“Onde votar” apresentou 37 manifestações na última semana. ´Em quem votar´ é a outra indagação mais comum, com 19 registros, nas buscas do Google no Estado do Acre quando o assunto é eleição 2020.

A consulta ao local de votação pode ser feita por meio do nome do eleitor ou do número do título eleitoral. Por meio da opção Consulta por nome é possível verificar o número do título.

Pela página https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao o eleitor saberá rapidamente onde exercerá o direito ao voto, bastando preencher o formulário com o número do título ou CPF, nome da mãe e data de nascimento.

Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas