Conecte-se agora

Má execução de obras se torna alvo de procedimento investigativo pelo Ministério Público

Publicado

em

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com

Não é de hoje que o programa Ruas do Povo, principal investimento realizado pelo Governo do Estado no setor de infra-estrutura urbana vem recebendo reclamações por parte dos moradores “beneficiados”. Mal executado em alguns municípios, o que deveria garantir maior qualidade de vida vem destoando da Lei Maior que assegura o direito à moradia digna.

Em Sena Madureira a senhora Antônia Bernardo da Silva vem sofrendo após a execução do programa Ruas do Povo. Com a elevação da base para o recebimento da pavimentação com tijolos, seu terreno e os terrenos vizinhos passaram a ficar completamente alagados após as chuvas intensas do inverno amazônico.

– Tem dia que eu tenho enorme dificuldades de passar com meus três filhos, a água só falta entrar em casa. Isso tudo foi depois dessa obra, antes existia dificuldades, mas não eram tão grandes assim – desabafou a dona de casa.

As péssimas qualidades dos serviços estão visíveis. Pela falta de escoamento enormes crateras estão se formando nas margens da rua. Além do alagamento que contribui para a proliferação de doenças como a Dengue, Antônia teme pela vida dos filhos que brincam em frente da casa, “só penso que em um descuido eles podem cair em um desses buracos”, acrescentou. Sem solução, a dona de casa já garantiu que vai procurar o Ministério Público Estadual do município de Sena Madureira.

Em Rio Branco, os moradores cansados de esperarem por soluções resolveram denunciar os casos ao órgão fiscalizador. Dona Francisca do Nascimento Ferreira revela outro problema que vem se tornando comum com as obras má executadas: o transbordamento de esgotos. Um deles ocorre na Rua São Francisco, no bairro Tancredo Neves e atinge quatro famílias.

Embora não cite de quem é a responsabilidade pela execução da obra se do Estado ou Município, o Ministério Público deixa claro que é “obrigatória à existência de instalações sanitárias adequadas nas edificações e a sua ligação à rede pública coletora”. O promotor, Danilo Lovisaro afirma ainda, que quando não existir rede pública coletora de esgotos, medidas adequadas a disposição final de dejetos devem estar sujeitas à fiscalização do IMAC. A empresa Ábaco Engenharia Construções e Comércio Ltda foi oficiada. A mesma empresa é alvo de outros processos em contratos assinados com a Secretaria de Habitação de Interesse Social.

O programa Ruas do Povo é coordenado pelo engenheiro Marcus Alexandre, lançado oficialmente pelo PT como pré-candidato à prefeitura de Rio Branco.

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Colisão entre caminhão e moto mata trabalhador no Amapá

Publicado

em

Uma colisão entre um caminhão Ford Cargo 815 E, de cor branca, placa NLN-8789 e uma motocicleta Titan, de cor preta, tirou a vida do trabalhador Ivanildo Conceição de Oliveira, de 49 anos, na noite desta sexta-feira, 23, na Estrada do Amapá, bairro Amapá, em Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, Ivanilde trafegava sentido bairro-Via Verde, quando colidiu de frente com o caminhão que trafegava no sentido contrario. O motorista permaneceu no local.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas Ivanildo já se encontrava morto.

A área foi isolada pelos Policiais Militares do Batalhão de Trânsito (BPTRAN) para os trabalhos do perito em criminalística. O corpo do motociclista removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.

O condutor do caminhão foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para prestar esclarecimentos e depois liberado.

Continuar lendo

Acre

“Esse pessoal fala de honestidade, mas tá roubando”, diz Jorge Viana

Publicado

em

O ex-senador Jorge Viana (PT) compartilhou um vídeo em seu canal do YouTube nesta sexta-feira, 23, chamando novamente a população acreana para uma reflexão nessas eleições.

Viana começa o vídeo falando acerca da situação do país e afirmou que aqueles que prometeram que o país seria melhor depois do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) falharam.

O petista disse ainda que a situação não está nada boa para os brasileiros e criticou o aumento dos preços dos produtos que compõem a cesta básica.

Em outro trecho, Viana criticou a “hipocrisia” daqueles que vestem a capa de moralidade e disparou contra os seus adversários que venceram as eleições de 2018.

“Esse pessoal fala de honestidade, mas tá roubando! Esse pessoal não tem moral porque não são do trabalho. Eu, Marcus e Angelim estamos nessa luta com Daniel Zen e pedindo o teu voto porque a gente acredita que é juntando as pessoas que gostam de trabalhar que saibam fazer planos e governar que a gente melhora a vida de todos. Vamos trazer a esperança de volta. Estão com tudo na mão e querem mais. Nós só queremos a oportunidade do trabalho, por isso, que a gente acreditando num futuro melhor e na força do trabalho, a gente pede o teu voto pro Daniel Zen, 13”, afirmou

video

Continuar lendo

Acre

Vídeo mostra colisão que deixou motorista presa às ferragens

Publicado

em

Um vídeo capturado de um circuito de vigilância mostra o momento em que a condutora de um veículo modelo Etios Sedan bate contra um poste de energia. O fato aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 23, nas proximidades do 7º BEC, sentido centro, em Rio Branco.

Nas imagens, a motorista em alta velocidade acaba perdendo o controle do carro e invade a calçada pelo lado esquerdo e colide forte contra o poste, ocasionando num apagão de energia na Avenida Nações Unidas.

A velocidade do carro no momento do acidente relembra até um dos filmes de maior bilheteria do mundo do cinema: Velozes e Furiosos. Apesar do forte impacto, o acidente deixou as duas jovens [condutora e passageira], de 26 e de 29 anos, com escoriações leves, mas conscientes e gesticulando com os socorristas.

Quem atendeu a ocorrência foi a guarnição do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros (CBMAC), que foi acionada via 193, e fizeram o desencarceramento da motorista.

Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas até o local. Uma equipe da Energisa também foi acionada para desligar a fiação elétrica, que estava solta devido à colisão.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

Fenômeno ‘halo solar’ chama atenção no céu de Rio Branco

Publicado

em

O fenômeno natural “halo solar” voltou a aparecer no início da tarde desta sexta-feira, 23, no céu de Rio Branco. Dezenas de moradores de diversos bairros compartilharam por meio das redes sociais fotografias que captaram um círculo colorido ao redor do sol.

Especialistas afirmam que esse fenômeno ocorre quando a luz do sol atravessa nuvens altas com cristais de gelo. Já é a segunda vez em menos de um mês que o halo solar aparece na capital acreana.

O meteorologista Alejandro Fonseca já explicou à imprensa que não há um período específico, mas que em períodos chuvosos pode acontecer com mais incidência por conta da maior umidade na atmosfera.

O fenômeno também já foi visto neste ano de 2020 em cidades do interior do Acre, como Porto Walter, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas