Menu

Governo manda parar obra que nem foi iniciada mas que já deveria ter sido entregue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com


Onze dias depois de assumir o Palácio Rio Branco, o governador do Acre, Tiao Viana (PT), foi á Cruzeiro do Sul para lançar um pacote de obras na área da saúde.

Publicidade

Em sua primeira viagem oficial ao Vale do Juruá na condição de chefe do executivo, Tiao Viana assinou a ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que pelo cronograma levaria oito meses para ficar pronta. O contrato foi assinado entre a Secretaria de Saúde e a empresa Negreiros Construçao  Civil, mas a obra nunca saiu do papel.


Por meses, a empresa aguardou a liberação dos recursos para cumprir o contrato, e um ano depois da assinatura da ordem de serviço, o governo determinou a paralisação da obra que se quer foi iniciada.


Pelo projeto, a UPA/Juruá, seria construída nas imediações do Porto do Buraco, uma are próxima ás margens do rio Juruá, local “condenado”pelo governador Tiao Viana, que solicitou a equipe de obras do governo, mudança do terreno para construção da unidade de saúde.


Ainda no ano passado, no final do mês de novembro, a Secretaria de Saúde expediu nova ordem de serviço para a mesma obra, que na verdade, deveria ter sido entregue três meses antes, ou seja, em agosto do ano passado.


No último dia do primeiro mês de 2012, o governo decidiu suspender a suposta execução da obra e adiou para uma data ainda desconhecida o início da construção da UPA, que na época foi orçada em R$ 4,2 milhoes de reais. A empresa chegou a pagar o seguro da obra, no valor de R$ 9 mil reais e deixou de gerar diretamente cinqüenta empregos na construção civil em Cruzeiro do Sul.


Vencedora do processo licitatório, a Negreiros Construçao aguarda uma definição do governo para começar e concluir a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento do Juruá, que pelo projeto teria completado em janeiro desse ano, seis meses de atendimento á população.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido