Menu

Pesquisar
Close this search box.

Parlamentares trabalharam nas férias

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


Para o trabalhador comum, férias é sinônimo de descanso e tempo de repor as energias para voltar ao batente. No caso da bancada federal do Acre, o recesso parlamentar [as férias dos políticos] é tempo de revisitar as bases e preparar as estratégias para o ano de eleições municipais. Com vistas ao processo político que se avizinha, deputados federais e senadores do Estado estão chegando ao fim de 45 dias marcados por intensas articulações políticas.

Anúncios


Os oito deputados federais já gozavam férias desde o dia 18 de dezembro do ano passado, após a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012. Assim como os estudantes, senadores e deputados federais têm direito a dois períodos de descanso por ano: um de 15 dias em julho e outro de 45 no fim do ano, entre o início de dezembro e o início de fevereiro. O primeiro ano da atual legislatura foi de adaptação dos novatos e reafirmação dos reeleitos.


AS FÉRIAS DOS DEPUTADOS FEDERAIS


Com bases eleitorais no Vale do Juruá, o deputado Taumaturgo Lima (PT), passou parte de suas férias no Parque Nacional da Serra do Divisor, no município de Cruzeiro do Sul. Segundo informações da assessoria do parlamentar, ele estaria tentando resolver a questão dos moradores da reserva, que enfrentam dificuldades pela proibição da caça, pesca e criação de animais de gado em terras de preservação constante.


A comunista Perpétua Almeida dedicou o início do recesso parlamentar à família. No período de Natal e Ano Novo, a parlamentar não tratou de assunto políticos, segundo sua assessoria. Logo depois das festas de fim de ano, Perpétua teria passado uma semana em casa, por recomendações médicas. A deputada viajou ainda, a cidade de São Paulo para fazer um check-up médico. O final das férias da prefeiturável será em Rio Branco.


Depois dos embates para apresentar uma candidatura própria dos verdes em Rio Branco, o deputado Henrique Afonso (PV) passou todo o recesso parlamentar no interior do Estado. Durante as férias em Cruzeiro do Sul, o parlamentar verde se lançou candidato à prefeitura do município. Afonso não fez viagens para fora do Acre se limitando a participar de reuniões políticas nos municípios do Alto Acre.


A missionária e deputada Antônia Lúcia (PSC) passou parte de suas férias em visitas as cidades acrianas. Outra atividade que a parlamentar se dedicou no período de recesso foi à criação de uma comunidade terapêutica para tratamento de dependentes químicos. As atividades serão desenvolvidas em uma chácara de sua propriedade na Vila Acre. A missionária aproveitou ainda, para organizar seu partido no interior do Acre.


O progressista, Gladson Cameli fez visita rápida aos familiares no Estado do Amazonas e voltou ao Acre. Cameli tem se dedicado as articulações de alianças políticas em Cruzeiro do Sul, Rio Branco e demais municípios onde o PP tem densidade eleitoral. No Vale do Juruá, Cameli visitou várias comunidades. Na capital, o deputado se reuniu com lideranças de partidos de oposição, para definis os caminhos de seu partido na disputa eleitoral deste ano.


O presidente do PMDB, deputado Flaviano Melo, passou as festas de  fim de ano e iniciou suas férias na cidade do Rio de Janeiro. Nesta final de recesso, o parlamentar voltou à capital acriana, para iniciar os preparativos de seu partido para as próximas eleições. Melo fez várias reuniões com a executiva peemedebista em sua chácara. Os municípios do interior também fazem parte da agende de férias do líder partidário.


Preterido como candidato de seu partido à prefeitura de Rio Branco, o deputado Sibá Machado (PT) teria passado suas férias parlamentares no Acre. Machado tem se dedicado a uma agenda em suas bases políticas, trabalhando nomes para disputa dos cargos de vereador e prefeito de cidades do interior. O parlamentar faz uma verdadeira peregrinação nas comunidades mais distantes, para edificar seu nome no cenário político do Acre.


AS FÉRIAS DOS SENADORES


Com ação destacada na relatoria do novo Código Florestal brasileiro em seu primeiro ano de mandato, como senador, Jorge Viana (PT) trabalhou questões internas de seu partido durante as férias. Viana prestou contas de suas atividades nos municípios do Vale do Juruá e lançou uma revista com todas as atividades desenvolvidas em sua atuação em Brasília. De acordo com a assessoria do parlamentar, ele teria viajado com a família. O roteiro não foi informado, mas nos bastidores corre boatos de que ele preferiu refrescar a cuca no exterior.


O senador de oposição, Sérgio Petecão (PSD) passou as festas de fim de ano em Rio Branco. Durante mais de 20 dias percorreu os 22 municípios do Estado, articulando e firmando alianças de seu partido para a disputa das eleições municipais. Após os trabalhos no interior, Petecão tirou 10 dias para fazer uma viagem a Caldas Novas com sua família. Durante esta semana, o parlamentar participa de reuniões do PSD, na capital federal.


Estreando como parlamentar, o jornalista Aníbal Diniz (PT), que assumiu como senador da república em 2010, passou a maior parte de suas férias na cidade de Rio Branco. Diniz trabalhou questões partidárias e participou de todos os eventos de seu partido no interior do Estado. Assessores do senador informaram que ele não viajou para fora do Estado, deixando para descansar no período do carnaval.

Anúncios


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido