Menu

Pesquisar
Close this search box.

Fato sacramentado

Não demora, e deve acontecer até o final do mês o anúncio que o engenheiro Marcus Alexandre é o candidato do PT a prefeito da Capital. E em seguida, o candidato da FPA. A costura com os demais partidos da aliança, inclusive, com o PCdoB, é fato sacramentado.


Parto a fórceps
Foi um parto a fórceps pela intransigência do presidente municipal do PCdoB, Eduardo Farias, que peitou direto o PT pela candidatura da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB).


Parte difícil
Só um leigo na política não anteveria que o desfecho seria o PT indicar o candidato da FPA. A parte mais difícil vai começar: tornar Marcus conhecido nos grotões e palatável ao eleitorado.


É o quadro
Em qualquer roda que se forme para discutir política são raras as críticas ao governador Tião Viana, mas, quando surge o nome “PT”, como que por encanto, é quase unanimidade contra.


Redes sociais
Nas redes sociais (basta acessar) em qualquer debate de tema político, no mínimo, 90% detonam o PT. Minorar o desgaste do PT, colando a imagem de Tião Viana, é outro desafio.


Nem dúvida
Não tenho nem dúvida em afirmar que o PT vai enfrentar na Capital o seu mais difícil momento político, que é recuperar o prestígio do eleitorado, perdido na última eleição.


Entra sim
Seja pela memória eleitoral, por ter ganhado na Capital a disputa do governo, por seu nome estar forte nas ruas, Tião Bocalon (PSDB), queiram ou não, é sim franco favorito à PMRB.


Não é garantia
Se bem que, em política, nada é garantia de vitória, mais difícil que ser favorito é levar o favoritismo para as urnas, um caminho que costuma gerar muitas surpresas e dissabores.


Não tem saída
O peemedebista de DNA, Pádua Bruzugu, diz que o deputado federal Gladson Cameli (PP) não tem escolha: para ser apoiado ao Senado pelo PMDB tem que apoiar Fernando Melo à PMRB.


Pode esquecer
Para Pádua, Gladson pode esquecer apoio da militância do PMDB se apoiar Tião Bocalon (PSDB).


Sonho antigo
A cúpula do PT ainda não desistiu de ter o vice-governador César Messias (PSB) como candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, embora este continue intransigente em recusar.


Presa fácil
É consenso entre os cardeais do PT que, embora o professor Marcelo Siqueira seja preparado,  limpo, por ser novel em política, seria uma presa fácil para o prefeito Wagner Sales (PMDB).


Não me admiro mais
Calejado em política, não me surpreendeu o prefeito Angelim, chamado de “enviado do demônio” pelo grupo da deputada federal Antonia Lucia (PSC) virar rápido “Homem de Deus”.


Terrível para o PT
Fala-se num acordo pelo qual Antonia Lucia estará este ano nos palanques do PT. Se ocorrer, é o tipo de apoio que mais derruba  que ajuda, por tudo de ruim que ela já disse até aqui do PT.


Abre o olho!
O Dr. Baba (PSD), quando encontra o senador  Petecão (PSD) jura lealdade à “frente de oposição” ao prefeito de Feijó, Dindim (PSDB), e com este, jura comovido que lhe será fiel.


Muro baixo
Feijó é terra de muro baixo, um “segredo” não dura um minuto, por isso, qual é a do Baba?


Pé no chão
Tem gente enganada com a cor da chita. Não se derruba castanheira de murro. Os votos do prefeito de Feijó, Dindim (PSDB), são dos descamisados (maioria) e será difícil derrotá-lo.


Nunca votou
Em todas as suas eleições a elite feijoense nunca votou nele e ele sempre ganhou.


Risco na água
Quem conhece bem Rodrigues Alves, diz que o prefeito Burica (PT) até que faz uma boa gestão, mas o seu carma é que, quando faz acordos políticos sua palavra é um risco na água.


Pesa negativamente
Como eleição majoritária não se ganha só, mas em cima de acordos e alianças, essa postura do prefeito Burica, por certo, lhe será prejudicial, no momento das composições para a reeleição.


Veto trabalhado
O prefeito de Plácido de Castro, Paulinho (PT), manobra entre os cardeais do PT, um veto à candidatura do Dr. Renato (PT) à sua sucessão, para lançar seu afilhado, Dr. Roney (PSB).


Cumprir promessa
Fazê-lo candidato a prefeito da FPA em Plácido de Castro, foi a promessa que Paulinho usou para tirar Roney da oposição.


É bom não sonhar
O ex-prefeito de Brasiléia, Messias Ribeiro (PSDC), é bom não sonhar com a candidatura a prefeito pela FPA. É mais fácil cair neve no município que o PT abrir mão da prerrogativa.


Macaco velho
O ex-prefeito Luiz Pereira (PSDB), macaco velho, está certo em não mover uma palha para ser candidato a prefeito de Plácido, sabe que, sem consenso o boi não dança para posto majoritário. E principalmente num cenário em que existem nove postulantes a disputar aquela prefeitura.  Pereira adotou a sabedoria do esperar, se não for candidato único, está fora.


Por Luis Carlos Moreira Jorge    


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.