Menu

Pesquisar
Close this search box.

Agentes penitenciários relembram dossiê contra “Dama de Ferro” do governo Binho Marques

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Salomão Matos,
da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com


No afã de querer fazer justiça, depois da divulgação desta quinta-feira (12), o pedido de condenação pelo Ministério Público Estadual do Acre, em relação os desvios de recursos pela ex toda poderosa do governador Binho Marques (PT), a senhora Laura Okamura, a frente da Secretaria de Estado de Ação Social (SEDSS), recursos esses na ordem de aproximadamente R$ 22 milhões, os agentes penitenciários do Acre em eu blog, fizeram publicar um dossiê relatando o tempo em que a “Dama de Ferro” como era mais conhecida, esteve administrando o sistema penitenciário no Acre.

Anúncios


Diz o dossiê , as denúncias vão desde  malversação de recursos públicos até a prática de nepotismo e uso indiscriminado de passagens aéreas.


Veja parte do dossiê publicado  no blog dos Agentes Penitenciários:


 1 – Uso indiscriminado de veículos do Estado – no ano de 2007 o IAPEN locou vários veículos descaracterizados, todos pagos com recursos públicos, que eram utilizados pela diretora e gerentes, principalmente em atividades particulares. Os maiores abusos eram cometidos pelas seguintes pessoas:


 a) Laura Okamura, veículo gol, cinza, que inclusive fica estacionado em sua garagem até nos fins de semana;


 b) Solange Xavier, gerente, veículo Fiesta preto, que permanece com ela todos os dias, períodos noturnos, fins de semana e feriados. É usado em atividades particulares e permanece constantemente em sua garagem;


 c) Helder, gerente de segurança, veículo caminhonete branca, utilizado para fins particulares, permanece em sua garagem nos fins de semana, feriados e período noturno;


 d) Érika Abud, permaneceu durante o ano de 2007 com um veículo Pálio, que também utilizava para fins particulares e permanecia em sua garagem nos fins de semana, feriados e período noturno;


 


e) Cássio Silveira, hoje Secretário de Estado, na época gerente, veículo Pálio, verde. Utilizado para levar filha na escola, para todas as atividades particulares. Permanecia em sua garagem nos fins de semana, feriados e período noturno.


 2 – Passagens aéreas e diárias. Há um uso absurdo e indiscriminado de passagens aéreas pelo IAPEN. Diversos servidores, especialmente a diretora e gerentes, viajam com a desculpa de desenvolveram atividades de trabalho, apenas para fazer turismo e conhecer novos novas cidades do Brasil. A diretora, Laura Okamura, viaja todas as semanas para algum lugar. Muitas vezes usa a desculpa que vai para Brasília, quando na verdade se dirige para a cidade de Londrina, onde reside. No mês de setembro do ano passado passou mais de uma semana fora de Rio Branco, tendo ficado em Londrina, para fins particulares, no entanto viajou com passagem adquirida pelo Estado e recebendo diárias, apesar de residir em Londrina. Também no mês de fevereiro deste ano, viajou para Londrina, junto com seu filho, Arnaldo Okamura, com passagem paga pelo IAPEN. Por causa do confronto com o radialista, que acabou gerando até a sua exoneração, ela pediu para posteriormente estornar a aquisição da passagem pelo IAPEN. As férias também não estavam programadas e somente foram regularizadas quando a demissão do radialista começou a dar repercussão na imprensa.


 A gerente Solange Xavier comete grandes abusos. Viajou várias vezes com passagens pagas pelo IAPEN. Em 3 ocasiões esteve em São Paulo, visitando seus familiares, com desculpas de viagem à trabalho. Esteve em agosto de 2007 em São Paulo, em janeiro deste ano e em março, também deste ano. Em todas as ocasiões recebeu diárias, mesmo ficando em sua residência em SP.


 3 – O filho da diretora do IAPEN, Arnaldo Okamura, esteve em Rio Branco nos meses de julho e dezembro/07, janeiro e fevereiro de 2008 e agora no mês de julho. A pedido da mãe foi contratado como “consultor” pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, com dispensa de licitação, recebendo por isso. Quando está em Rio Branco é conduzido pela cidade no carro do Estado, veículo gol cinza, dirigido por policiais militares que na verdade deveriam apenas fazer a segurança de sua mãe. O rapaz, mesmo não sendo funcionário do IAPEN, goza de privilégios e é a pessoa que “manda” nos servidores do sistema penitenciário, na ausência da mãe.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido