Menu

Duas facetas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Moisés Diniz (PCdoB) não pode ser criticado pela intenção de segurar vagas para os acreanos na UFAC. No curso de medicina, as vagas ficaram com os estudantes de fora. Mas, ao defender cotas aos acreanos, protege a mediocridade, ou seja, o nosso ensino ruim.


Cruzada maior
O correto é uma cruzada para a melhoria da qualidade do nosso ensino. Se os acreanos não conseguem as vagas para cursar medicina é prova que foram mal preparados nos colégios.


Cerne da questão
Este sim é o cerne da delicada questão, o restante é complemento e firula que, nada resolve.


Nas mãos do Tião
O deputado Walter Prado (PDT) defende que o seu partido avalize o nome a ser apontado pelo governador Tião Viana para disputar a prefeitura de Rio Branco que, no seu entendimento, Marcus Alexandre seria uma boa escolha, por ser algo novo na política.


Situação jurídica
O deputado Denilson Segóvia (PSC) foi cassado pelo TRE-AC e com afastamento do cargo. O TSE lhe negou efeito suspensivo para recorrer no mandato, é esta a sua situação jurídica.


Não cabe
Na letra da lei, não cabe outra interpretação jurídica á mesa diretora da Aleac que, não seja o afastamento imediato de Denilson Segóvia (PSC) e empossar o suplente Samuel Pascoal (DEM).


Outra conversa
Se mais à frente Denilson Segóvia conseguir a absolvição (muito difícil) é outra situação.


Bem conduzido
O problema dos haitianos está sendo bem conduzido pelo secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão, há de se reconhecer que, aliás, essa é uma questão de soluções intrincadas.


Conversa franca
O deputado federal Gladson Cameli (PP) e o candidato à PMRB do PMDB, Fernando Melo, tiveram ontem uma conversa franca sobre a posição do PP, que terá reflexos em 2014.


Esse é o problema
Só que o ex-deputado José  Bestene, voz poderosa no PP, é simpático ao partido indicar o vice de Tião Bocalon (PSDB), e lógico, de preferência o sobrinho e vereador Alisson Bestene (PP).


Volta à ativa
O deputado Gilberto Diniz (PTdoB), recuperado de uma cirurgia cardíaca, deve retornar aos trabalhos na Aleac na volta do recesso. Diniz é uma das vozes mais críticas da oposição.


Trombando errada
A presidente regional do PV, Shirley Torres, chamar o Carioca de “câncer do PT” não fará o PV forte. Não é o Carioca que dá a palavra final no PT e nem é o responsável pelo PV ser nanico.


Nem tanto
O Carioca pode errar na forma dura de falar: mas não mente ao dizer faltar representatividade ao PV. O partido só tem um vereador no Acre e um federal que, se elegeu no colo do PT.


Está correta
Mas, num ponto a Shirley pode reclamar: “se o PCdoB, com 600 cargos no estado, discute a candidatura própria a prefeito da Capital, porque o PV com dois cargos não pode discutir”?


Caminho perigoso
Ninguém discute ser um bom parlamentar e honrado, mas, na avaliação do blog o deputado federal Henrique Afonso (PV) caminha para não mais ser levado a sério, por lhe faltar firmeza.


Exatamente por isso
É por isso que não creio na sua candidatura a prefeito de Cruzeiro do Sul. Fez o mesmo carnaval em relação à PMRB, atacou o PT, e depois fez uma carta santificando o PT.


Nome na mesa
Pastor Moreira, da Igreja Quadrangular, é um dos nomes na mesa do PMDB para vice de Fernando Melo (PMDB).


Oposição agradece
O prefeito de Manuel Urbano, Francisco Mendes, é a pessoa mais mal falada em Manuel Urbano, ao demitir 72 servidores da prefeitura. Em cada esquina há alguém falando mal dele.


Puxão de orelha
A prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, foi escalada para dar um puxão de orelha no Dr. Edson, casado com uma irmã sua, para desistir de ser vice na chapa do vereador Everaldo (PMDB).


Tem razão
Tenho divergências com o PT, mas não posso negar que tem o direito de lançar o candidato a prefeito da FPA: é o maior partido da aliança, tem o governador e a prefeitura da Capital.


Também tem
E também está certo em optar por lançar uma cara nova, num processo válido de renovação.


Desfecho do caso
Quando for colocado em debate entre todos os partidos que integram a FPA, a candidatura da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) só terá o seu voto, ela é inteligente e sabe disso.


Outro lado
Sobre nota do blog, Tião Bocalon me ligou para pedir o registro: “sou truculento só com corrupção. Sou tão democrata que fui prefeito duas vezes com minoria na Câmara Municipal”.


Não passa janeiro
Uma boa fonte petista me passou ontem que o PT não fecha janeiro sem anunciar Marcus Alexandre (PT) como o seu candidato a prefeito, e numa segunda etapa candidato da FPA.


Nem ouse
O presidente do diretório municipal de Tarauacá (PSDB), Paulo Ximenes, alerta ao presidente ao deputado federal Márcio Bittar que, nem ouse levar o PSDB para apoiar a prefeita Marilete.


Nem para o céu
“O PSDB de Tarauacá não apóia a prefeita Marilete (PSD) nem para ganhar o céu”, diz Ximenes.


Piada jornalística
Essa eu ouvi ontem numa roda de jornalistas. “O governador Tião Viana lançou o programa dos olhos e o secretário Leonildo Rosas se operou da visão. Fez o programa de exames urológicos, o Leonildo resolveu fazer vasectomia. É torcer para o Tião não lançar um programa de proctologia , pois,se lançar, com certeza, o Leo  se opera de hemorróidas”. Todos riram.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.