Conecte-se agora

Ajuda de Dilma a haitianos foi intervir junto ao Peru a fim de proibir entrada ilegal

Publicado

em

Edmilson Alves,
da redação de ac24horas
[email protected]

O quarteto acriano composto pelo governador do Acre, Tião Viana, os senadores  Jorge Viana e Anibal Diniz, e  o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Nilson Mourão, fizeram inúmeras penitencias à Brasília na tentativa de obter ajuda humanitária aos haitianos que chegam em massa aos municípios acrianos fronteiriços de Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.

 A suplicia era a urgente intervenção da União na precária situação dos estrangeiros em solo acriano. Aparentemente, a solução do Governo Federal foi o de pedir auxílio ao governo peruano para proibir à entrada ilegal de haitianos no país vizinho e o consequente acesso ao Brasil.

O berço da rica economia brasileira foi constituído sob a mão-de-obra africana, atualmente o maior país da America Latina e o sexto mais do rico Planeta, o Brasil adota –  sob alegação de coibir o “tráfego ilegal de pessoas” –  uma política restritiva de imigração, com a marca do “jeitinho brasileiro” –  esquivando-se  do problema e responsabilizando o Peru.

O governo federal decidiu legalizar a situação dos haitianos que já estão no Brasil, mas vai restringir a entrada de novos.

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Daniel Zen diz que Socorro Neri virou as costas aos aliados

Publicado

em

O deputado estadual e candidato do PT à Prefeitura de Rio Branco, Daniel Zen, usou as redes sociais nesta segunda-feira, 21, para falar a respeito do que aconteceu entre o PT-PCdoB-PSOL e o PSB de Socorro Neri.

Zen afirmou que todos eram aliados, mas com a derrota de Marcus Alexandre (PT) nas eleições de 2018, o PT viu Socorro Neri mudar e virar as costas aos aliados. Em sua argumentação, o petista falou acerca da extinção de secretarias importantes criadas pelo ex-prefeito e que foi varrida com reforma administrativa de Socorro Neri (PSB).

O petista contou que em duas oportunidades, uma com os partidos aliados e outra ele em reunião com Neri, ouviu dela que não a esperasse e que não discutiria política naquele momento. Nesse meio tempo, a imprensa noticiava uma aproximação dela com o governador Gladson Cameli.

“O que a prefeita fez com o PCdoB, foi o mesmo que já havia feito com nós do PT. A diferença é que ao perceber que já não éramos bem-vindos, nós pedimos pra sair. O PCdoB permaneceu fiel à coligação que ajudou a eleger, até que ela demonstrou que também não os queriam por perto”, argumentou Zen.

O candidato petista disse que escolher com quem quer caminhar é normal, mas “o que não dá é agir de forma sorrateira, com deslealdade e ingratidão”.

“Se negar a conversar e dizer que não quer a aliança ou romper com aliado fiel faltando minutos para iniciar uma convenção, isso aí foi uma grande falta de respeito”, afirmou Zen.

 

Continuar lendo

Acre

Quase 40 presos tentam fugir novamente de presídio da capital

Publicado

em

Uma tentativa de fuga foi registrada na noite dessa segunda-feira, 21, no Complexo Penitenciário de Rio Branco. Pelo menos 39 detentos empreenderiam fuga, não fosse a ação rápida dos policiais penais de plantão. Com os presos, foram encontradas sete cordas artesanais conhecidas como “teresas”, uma escada e uma chave artesanais, além de um simulacro de arma de fogo.

De acordo com a equipe da unidade, por volta das 18h40, o policial de plantão na guarita número 7 visualizou alguns presos no solário destinado ao banho de sol pavilhão “L”. Diante da situação, o operador chamou a atenção dos presos com comando de voz e realizou um disparo de advertência.

Com o barulho, alguns detentos retornaram para o interior do pavilhão, enquanto outros quatro presos já se encontravam na área externa do alojamento. Desta forma, com apoio de um segundo policial, mais dois disparos de advertência foram efetuados.
Via rádio os profissionais informaram sobre a tentativa de fuga no pavilhão “L” e foram prontamente atendidos pelo Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), que prestou o devido apoio na contenção dos detentos.

Os policiais penais realizaram uma verificação de estrutura e identificaram que os detentos das celas 3, 4, 8 e 9 abriram o solário com uma chave artesanal. No total, 39 presos empreenderiam fuga. Durante a contagem, foi verificado que nenhum detento havia fugido e que os quatro que estavam do lado de fora já tinham retornado pelo mesmo buraco feito no solário.

Após a tentativa de fuga, os 39 detentos foram encaminhados para o isolamento preventivo e responderão a processo administrativo disciplinar para apurar a falta cometida.

Continuar lendo

Acre

Ônibus que saiu de Cruzeiro do Sul para Rio Branco pega fogo

Publicado

em

Um ônibus da Petroacre que saiu de Cruzeiro do Sul com destino a Rio Branco por volta das 19 horas dessa segunda-feira, 22, pegou fogo na madrugada desta terça-feira quando estava a 30 quilômetros de Sena Madureira, na mesma BR.

Os passageiros conseguiram sair do veículo e ninguém ficou ferido. No entanto, toda a bagagem e o ônibus foram consumidos pelas chamas. Outro veículo da empresa foi ao local pegar os passageiros e trazê-los até Rio Branco.

Ainda não há informações sobre as causas do fogo no veículo, que segundo informações não oficiais, estaria levando material para a realização de exames de Covid-19 de pacientes de Cruzeiro do Sul.

Continuar lendo

Acre

Minoru, Zen e Duarte lideram seguidores dentre os candidatos

Publicado

em

As mudanças nas regras eleitorais já previam que as eleições municipais de 2020 teriam elementos novos. Porém, o cenário imposto pela pandemia da Covid-19 ampliou o panorama inédito deste pleito. Ao contrário do modelo tradicional, a maneira de se fazer campanha este ano desafia partidos, candidatos, autoridades e, claro, os eleitores.

Sai o tão comum corpo a corpo e entra uma presença mais massiva e efetiva no mundo virtual. Segundo especialistas, as redes sociais serão responsáveis por 80% da campanha de divulgação dos candidatos que concorrem neste pleito.

O ac24horas efetuou um levantamento nas redes sociais dos sete candidatos à prefeitura de Rio Branco, e analisou o número de seguidores de cada candidato nas principais plataformas sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

No Facebook, o candidato do PSDB, Minoru Kinpara é o que mais se destaca pelo número de seguidores, com 55 mil seguidores, em seguida, vem o petista Daniel Zen com 22 mil, e em 3º lugar vem Jarbas Soster (Avante) com 15 mil, em 4º lugar, vem Roberto Duarte (MDB) com 11 mil, em 5º, Bocalom com 8 mil, em 6º lugar, Jamyl Asfury (PSC) com 4.981, e encerrando a prefeita Socorro Neri (PSB) que utiliza apenas o perfil pessoal.

No Instagram, o professor Minoru Kinpara (PSDB) tem 20 mil seguidores, em seguida, vem Socorro Neri (PSB) com 12,7 mil, em 3º lugar, Roberto Duarte com 12 mil, em 4º lugar, Daniel Zen (PT) com 4.9 mil seguidores, em 5º lugar, vem Jamyl Asfury (PSC) com 980 seguidores, em 6º Jarbas Soster (Avante) com 904 seguidores, e encerrando Tião Bocalom (PP) com 336 seguidores.

No Twitter, o candidato do PT, Daniel Zen é o que tem mais seguidores com 2.705, em seguida, vem Roberto Duarte (MDB) com 1269, em 3º lugar, Minoru Kinpara (PSDB) com 501, em 4º lugar Jamyl Asfury (PSC) com 451, em 5º lugar, Bocalom (PP) com 108 seguidores, em 6º lugar, Jarbas Soster (Avante) com quatro seguidores. A prefeita Socorro Neri (PSB) não utiliza essa plataforma.

Somando as três principais redes sociais, a colocação ficou de seguinte modo: Minoru Kinpara (PSDB), 75.501 seguidores, em seguida, Zen (PT) com 29.605 seguidores, em 3º lugar, Roberto Duarte (MDB) com 24.269, em 4º lugar, Jarbas Soster (Avante) com 15.908 seguidores, em 5º lugar, Socorro Neri com 12 mil seguidores, em 6º Bocalom com 8.444 seguidores e encerrando Jamyl Asfury (PSC) 6.412 seguidores.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas