Menu

Para secretária de saúde do Acre, culpa pela epidemia de dengue é da própria população

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Barbosa,
da redação de ac24horas
jbjurua@gmail.com


A secretária de saúde do estado, Suely Melo adotou a tática de que a melhor defesa é o ataque, e tentou desviar a responsabilidade da epidemia de dengue que atinge a capital do estado.

Publicidade

Em discurso durante a solenidade de lançamento do programa “A guerra não pode parar”, a secretária atribuiu a população a culpa pelos índices de infestação da doença registrados nas últimas semanas.


“O governo do estado fez sua parte, por isso a culpa é da populaçao. São 133 mil imóveis na capital, e os moradores não eliminam os focos da dengue”, disse a secretária.


Suely apresentou dados contestáveis, quando afirmou que as ações do governo reduziram em 94% as notificações dos casos da doença. Ela ainda anunciou a distribuição de mudas de citronela, o repelente natural do mosquito. Na solenidade foram distribuídas simbolicamente 60 mudas, que podem ser adquiridas na Secretaria Estadual de Meio Ambiente.


Angelim critica secretária


O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT), não gostou de ver a secretária Suely Melo responsabilizar a população pelo quadro atual da dengue. Para o prefeito, o esforço conjunto do governo e da população podem vencer a guerra contra o mosquito, mas transferir para os moradores a culpa pela existência dos criadouros, não seria a maneira correta de fugir do problema.


“Não vamos transferir a responsabilidade para a sociedade, porque a sociedade somos todos nós. Ontem o rio subiu 3,3 metros e retiramos 3 famílias do local de onde moravam para o aluguel social”, disse o prefeito.


Encerrando a solenidade, o governador Tião Viana (PT), convocou o funcionalismo público para entrar de vez na guerra contra o mosquito. Falando como médico infectologista, Tiao fez uma breve explanação das lutas anteriores travadas para eliminar o mosquito, e tom de brincadeira, finalizou dizendo: “Se os servidores conseguirem reduzir em 80% os casos da doença, eu vou conceder 3 dias feriado para o funcionalismo estadual”, disse sorrindo o governador.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido