Menu

Governo lança em Cruzeiro do Sul o Projeto Mulher Cidadã – P. Familiar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta sexta, dia 06, o governador Tião Viana, a secretária estadual de saúde Suely Melo e a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres Concita Maia lançam em Cruzeiro do Sul o projeto Mulher Cidadã- Planejamento Familiar. O projeto que já existe e é uma política do Ministério da Saúde, tem como objetivo informar sobre os métodos contraceptivos e disponibilizar o acesso, incluindo as cirurgias de laqueadura e vasectomia que até então só estavam disponíveis em Rio Branco.


A intenção do projeto é informar à população, tanto masculina quanto feminina sobre os seus direitos sexuais e reprodutivos, já reconhecidos em leis nacionais e documentos internacionais, pois é de direito de cada um decidir quando e quantos filhos querem ter e quais métodos quer usar para evitá-los.

Publicidade

Nos dias 6 e 7 haverá capacitação com os agentes comunitários de saúde, lideranças comunitárias, parteiras e equipe multiprofissional composta por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogo, ginecologista e urologista para que sejam multiplicadores das informações junto ás famílias.


O município já disponibiliza vacinas e a pílula e o estado vai fornecer as cirurgias de laqueadura, vasectomia e implantação do dispositivo intrauterino (DIU).


“Cada um tem o direito de decidir sobre qual método contraceptivo quer usar, é uma política pública de direito. O estado vai tornar o acesso mais fácil e dar 100% de garantia de acesso a todos os métodos”, diz a secretária estadual de saúde, Suely Melo.


O governo vai fazer uma extensa campanha de esclarecimento sobre o acesso ao serviço com outdoor, folders, capacitação e campanha. Nesse primeiro momento a campanha será voltada para as mulheres e homens de Cruzeiro do Sul, Marechal Taumaturgo, Porto Walter e Mâncio Lima.


“O ineditismo desse projeto é o planejamento familiar em rede, de forma integrada com vários profissionais. É levar a informação para os homens e mulheres para que eles tenham autonomia sobre sua escolha e se apoderem dos seus direitos escolhendo quantos filhos querem ter e quando ter escolhendo a melhor forma de prevenção”, diz a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Concita Maia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido