Menu

Rio Juruá transborda em Cruzeiro do Sul e desabriga famílias no bairro da Lagoa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
Rio Branco- Acre


Pelo menos 30 famílias que residem no barro da Lagoa e na região conhecida por Moa,  em Cruzeiro do Sul, no Acre, já tiveram de ser removidas de suas casas pelo Corpo de Bombeiros Militar, expulsas pela enchente do rio Juruá, que na manhã desta segunda-feira (26), ultrapassou a cota de transbordamento, (13m) e está medindo 13.49m, em sua calha mais profunda.

Publicidade

A enchente repentina do rio Juruá é motivado pelas chuva nas cabeceiras do manancial, onde o seu principal afluente (rio Moa), ainda recebe muita água.


Nas áreas atingidas pela enchente a energia elétrica foi suspensa para evitar acidentes. Estima-se que pelo menos 150 famílias já deixaram suas casas por conta própria. As demais, onde saem com a ajuda da Defesa Civil, estão sendo removidas para abrigos públicos improvisados em escolas e creches do município.


O prefeito da cidade Vagner Sales colocou toda estrutura da prefeitura para auxiliar os desabrigados e deve decretar situação de emergência inda esta manhã.


Do alto da cidade, é possível ter uma dimensão do alcance das água que praticamente fez desaparecer as ruas do bairro da Lagoa.


Apesar dos transtornos causado pela enchente, a bela paisagem do rio Juruá impressiona e atrai dezenas de curiosos que aproveitam para tirar fotografias de cima da ponte.


No fim desta tarde, a Defesa Civil Estadual, que monitora a elevação do nível do rio Juruá, deve emitir um novo boletim, informando a situação do momento.


Serviço:
Afluente = Rio Moa
Cota de Alerta = 11,80 m
Cota de Transbordamento = 13,00 m



 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido