Menu

Pesquisar
Close this search box.

Conselho de Saúde denuncia que falta de médicos plantonistas está colocando em risco a vida de pacientes no Hospital do Idoso

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares,
da redação de ac24horas
Rio Branco – Acre


A falta de médico plantonista no Hospital do Idoso tem colocado em risco a vida de pacientes. A denúncia é do Conselho de Saúde da Fundação Hospital do Acre.

Anúncios


“Não tem plantonista na segunda, quarta, quinta e nem sexta. Fica difícil porque numa emergência tem que descer um médico da UTI para atender aqui”, denuncia a Presidente do conselho, Alerta Amâncio.


Ainda segundo a presidente, “para conseguir um médico é preciso ligar pra um e pra outro”. O caso mais recente ocorreu nesta quinta-feira, quando uma paciente em estado grave de saúde ficou das 8 até às 15 horas sem atendimento pela falta de plantonista. “Depois de várias ligações, por meio de terceiros a gente conseguiu um médico”, disse a conselheira. Mesmo com atraso no atendimento, a equipe médica fez os procedimentos, porém não adiantou: a idosa foi a óbito. A dúvida é saber se com plantonista a vida da idosa teria sido salva.


“A situação da senhora já estava grave e complicou mais devido à demora”, diz a presidente do Conselho, que também é enfermeira.


A filha da paciente não quis comentar o caso, mas disse que vai formalizar junto com o Conselho de Saúde uma denúncia ao Ministério Público Estadual.


O Diretor Geral da Fundação Hospital do Acre, Yotaro Alberto Suzuki negou que na unidade esteja faltando médico plantonista. Segundo ele, três profissionais prestam plantão diário em todo complexo de saúde, que são os Hospitais do Câncer, do Idoso e das Clínicas.


“Neste caso não foi a falta de plantonista; foi em função de outra internação na UTI”, justifica o diretor da unidade.


O Estatuto do Idoso prevê atendimento preferencial para pessoas com idade acima de sessenta anos, porém no Acre a Lei não é cumprida.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido