Conecte-se agora

Eduardo Vieira disse que Saerb é viável economicamente e coloca Angelim em saia justa

Publicado

em

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
[email protected]

A polêmica em torno da reversão do Saerb do município para o Estado, contrariando o que o governo do Estado queria, parece que ainda vai render bons capítulos.

Contrariando o que vem dizendo o prefeito Raimundo Angelim [PT] que nesta semana ocupou todos os veículos de comunicação para defender a reversão dos Serviços de Água e Esgoto de Rio Branco, para o Departamento Estadual de Água e Saneamento, o Depasa, com a desculpa de que o órgão não é economicamente viável, os diretores Eduardo Vieira, José Herivelto, Carmem Bastos Nardino e até a Procuradora do Município, Carla Adriana de Oliveira Prado, assinaram um documento afirmando ser consenso da diretoria, “que a empresa é economicamente viável”.

A reportagem teve acesso exclusivo à nota de esclarecimento que no dia 02 de dezembro, tentava eliminar o que os diretores classificavam como “boatos ou notícias que servem unicamente para denegrir a imagem da empresa”, referindo-se a postagens nas redes sociais sobre uma possível privatização do órgão.

O documento que circulou entre servidores e colaboradores deixou os diretores do Sindicato dos Urbanitários ainda mais confusos. José Jones, que representa a categoria disse que não entende como da noite para o dia, o sistema passou a ser considerado pelo prefeito Raimundo Angelim como inviável.

– A capacidade de produção do Saerb é de 1.200 litros/segundos, isso é suficiente para abastecer uma cidade com 2 milhões de habitantes. O problema do Saerb não é operacional, mas sim de gestão – completa o sindicalista.

Jones acusa o prefeito Raimundo Angelim de não ter apurado as irregularidades que foram apontadas pelo sindicato na gestão de Sammy Ferraz, visto pela categoria como o grande carrasco do sistema de abastecimento de água em Rio Branco.

– O prefeito fala que é transparente nas decisões, mas até hoje não disse o que foi apurado nas irregularidades apontadas no tempo do Sammy Ferraz, homem que sucateou o sistema – acrescenta Jones.

Os números de investimentos colocados sob suspeita pelos sindicalistas são superiores aos já divulgados, beiram a casa dos 400 milhões de reais de recursos recebidos entre os anos de 2007-2010. O vereador Marcelo Jucá lembrou que na época, Ferraz prometeu tornar o Saerb, na instituição modelo da região norte em distribuição de água. As denúncias foram levadas ao Ministério Público Estadual.

Na manhã de ontem, os vereadores do bloco de oposição a Raimundo Angelim, exigiram maiores explicações do prefeito e do governador Tião Viana. Entre os compromissos públicos que os vereadores exigem serem assumidos pelo executivo estadual, estão os direitos dos 144 trabalhadores que operam o sistema de distribuição de água em Rio Branco.

Veja ao lado, o documento assinado pelos diretores do Saerb dias antes do projeto de reversão ser encaminhado para a Assembleia e a Câmara Municipal. O documento também foi assinado pela procuradora do município.

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Bocalom deve iniciar campanha após voltar de visita à esposa

Publicado

em

Fora do Estado do Acre em visita à esposa, Elisabeth Bocalom, que vive há 5 anos numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) domiciliar na cidade de Maringá (PR), o candidato a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), só deve iniciar a campanha nas ruas da capital acreana na próxima terça-feira, dia 29.

Bocalom chega ao Acre nesta segunda, dia 28, mas irá aguardar a chegada do senador Sérgio Petecão, principal liderança do partido, para dar início às andanças pela cidade. Ele tem como vice-candidata à prefeita a ex-deputada federal Marfisa Galvão, esposa do senador Sérgio Petecão (PSD).

Aos 67 anos, Tião Bocalom, que já foi vereador, prefeito por 3 vezes em Acrelândia e secretário de Estado, aposta no cuidado da zona rural para multiplicar a economia da cidade.

“Sou um liberal e cristão convicto é tento errar o menos possível. Estou na política para servir. A partir de hoje, humildemente como sempre fiz, estou me colocando à disposição de nossos queridos rio-branquenses, mais uma vez, para ser o prefeito que quer cuidar com muito amor de nossas crianças, jovens e adultos”, escreveu em mensagem disparada neste domingo, 27, nas redes sociais.

Continuar lendo

Acre

Após suspensão de visitas, presos tentam nova fuga em massa

Publicado

em

Uma nova tentativa de fuga em massa foi registrada no Complexo Penitenciário de Rio Branco neste sábado, em Rio Branco. Ao menos 11 presos, sendo 3 do pavilhão “B” da Unidade de Recolhimento Provisório, tiveram a tentativa de fuga frustrada por policiais penais do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN).

De acordo com a direção da unidade, a equipe de plantão foi acionada pelos policiais que fazem a monitoração por vídeo, que perceberam a movimentação estranha no solário do pavilhão B. No local se encontravam três presos da cela 5 que haviam saído por meio de um buraco feito no forro.

A ação rápida dos policiais possibilitou a captura dos detentos antes que estes alcançassem a área externa do pavilhão.

Os 11 presos da cela 5 do pavilhão “B” foram conduzidos ao isolamento preventivo e responderão a procedimento disciplinar para apurar a falta cometida.

Continuar lendo

Acre

Duas mortes e 149 casos de Covid-19 são registrados no Acre

Publicado

em

Foto: Júnior Aguiar - Secom

O Acre registrou neste sábado, 26, 149 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus. Assim, o número de infectados subiu de 27.710 para 27.859, nas últimas 24 horas.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), mais 2 óbitos foram registrados, 1 do sexo masculino e 1 do sexo feminino, ambos moradores de Rio Branco, fazendo com que o número oficial de mortos pela doença suba para 656 em todo o estado.

O Acre, até o momento, registra 71.451 notificações de contaminação pela doença, sendo que 43.587 casos foram descartados. Cinco testes de RT-PCR seguem aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 24.885 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 80 seguem hospitalizadas.

Óbito masculino:

R. C. C. B., de 88 anos. Morador de Rio Branco, deu entrada no dia 11 de setembro no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu nesta sexta-feira, 25.

Óbito feminino:

S. M. S., de 59 anos. Moradora de Rio Branco, deu entrada no dia 4 de setembro no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), vindo a falecer nesta sexta-feira, 25.

Continuar lendo

Acre

Acusados de abuso sexual são alvos da Operação Criança Livre

Publicado

em

Dois homens foram presos em Xapuri neste sábado, 26, em uma operação da Polícia Civil, sob a suspeita de serem autores de abuso sexual contra crianças dentro do próprio núcleo familiar.

O grau de parentesco dos acusados com as supostas vítimas não foi divulgado pela polícia como maneira de preservar a identidade das crianças.

As prisões são resultado de um trabalho de investigação que ainda está sendo iniciado e que pode levar outros suspeitos a terem mandados similares expedidos pela justiça.

A operação, denominada “Criança Livre”, foi coordenada pelo delegado Bruno Coelho, titular da delegacia de Xapuri. De acordo com ele, ainda há um pedido de prisão aguardando decisão judicial.

As prisões são temporárias e têm validade de 30 dias por se tratar de crime hediondo. Ao fim desse período, dependendo das investigações, as prisões poderão ser convertidas em preventivas.

Durante o período da prisão temporária, os dois suspeitos permanecerão presos na delegacia de Xapuri, devendo ser transferidos para o presídio apenas caso ocorra a conversão.

O delegado informou ao ac24horas que várias pessoas estão sendo alvo das investigações. Ele afirmou também que o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é uma das prioridades do seu trabalho no município.

“Esse tipo de crime quando chega na delegacia tem prioridade na tramitação das investigações, e eu peço a todos os meus policiais que sejam bem enérgicos, é lógico que tomando todas as precauções, para não deixar passar em branco esse tipo de situação”.

Subnotificação

Estima-se que apenas 10% dos casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes sejam, de fato, notificados às autoridades, de acordo com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Childhood.

A proteção de crianças e adolescentes contra qualquer tipo de violência, incluindo a violência sexual, é um dever de toda a sociedade. Em caso de qualquer suspeita de uma situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, denúncias pode ser feitas pelo Disque 100 ou algum dos diversos canais oficiais de denúncia.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas