Menu

Pesquisar
Close this search box.

Parlamentares da oposição divulgam nota condenando decisão do Planalto em vetar lei da hora antiga do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Senador Sergio Petecão e os deputados federais Flaviano Melo [PMDB], Gladson Cameli [PP] e Antonia Lucia [PSDC], divulgaram no final da tarde desta quarta-feira, 21, nota dirigida à sociedade acreana, condenando o veto presidencial ao projeto de lei nº 1669/2011, que restabeleceria o antigo fuso horário do Acre.


Segundo os signatários, a decisão causa repulsa e indignação. Ainda segundo a nota, voltar os relógios em uma hora não atrasa o Acre, o que nos atrasa é o desrespeito à vontade livre e soberana do nosso Povo.

Anúncios


Leia o inteiro teor do documento:


NOTA À SOCIEDADE ACREANA


           Na data de hoje os acreanos foram surpreendidos com a mensagem de veto nº 593, pela qual a Presidência da República vetou o projeto de lei nº 1669/2011, que restabeleceria o antigo fuso horário do Acre, projeto este já aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.


          A atitude da Presidência da República causa repulsa e indignação aos acreanos, especialmente aos 56,9% dos eleitores que manifestaram de forma livre e consciente a sua soberana vontade, pois subverte o princípio democrático pelo qual a minoria deve respeitar a vontade da maioria.


          O desrespeito à vontade da população acreana iniciou-se com as manobras e subterfúgios dos antidemocratas que, contrários aos interesses da maioria, articularam no Congresso Nacional o não cumprimento do resultado do Referendo, já homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral.


           Não bastasse, articularam, juntamente com emissoras de televisão e a ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, a não aprovação do projeto de lei, revelando, desta forma, que os interesses que defendem no Congresso Nacional certamente não são aqueles da população acreana.


           A oposição jamais tentou alterar qualquer resultado advindo das urnas, mesmo aqueles que lhe fossem desfavoráveis, pois acredita que a vontade do eleitor constitui alicerce fundamental do estado democrático de direito.


           Ao desprezar a vontade das urnas e do Congresso Nacional, a Presidência da República, subjugou a Constituição Federal e criou gravíssimo precedente para a Nação, segundo o qual a vontade popular pode ser relativizada pelo governante de plantão.


           Com isso, atendeu à visão deturpada daqueles que não conseguiram assimilar que tornar concreta a vontade manifestada pelo voto não mais se tratava de quem foi contra ou a favor, mas sim de fazer valer o sufrágio popular.


           Finalmente, ao contrário do afirmado incessantemente pelos antidemocratas, voltar os relógios em uma hora não atrasa o Acre, o que nos atrasa é o desrespeito à vontade livre e soberana do nosso Povo.


           Em síntese, o veto e as atitudes protagonizadas pela situação apequenam o Acre.


Rio Branco – AC, 21 de dezembro de 2011.


Assinam a presente nota:

Anúncios


Senador Sergio Petecão


Deputado Federal Flaviano Melo


Deputado Federal Gladson Cameli


Deputada Antonia Lucia


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido