Menu

Presidência poderia ter sancionado apenas parte que devolve horário do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 Edmilson Alves, de Rio Branco-AC
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas 


A presidência da República tinha a sua disposição a possibilidade de vetar parcialmente o texto do Projeto de Lei nº 91/2011, que devolveria ao acriano a antiga hora do Estado.

Publicidade

De acordo com um teto explicativo do Senado Federal o “veto só pode ser aposto por duas razões: uma, política – o projeto ser considerado contrário ao interesse nacional – e, outra, jurídica – o projeto ser considerado inconstitucional”.


Por rito legal, a presidência poderia ter aprovado  apenas a alínea e) do projeto de lei do experiente jurista e senador Pedro Taques (PDT-MT) e ter devolvido o horário dos acrianos e adiado apenas a parte que trata dos Estados do Amazonas e Pará, cujos os moradores não foram ainda consultados sobre a mudança proporcionada em 2008 por lei de autoria do então senador do Acre, Tião Viana (PT).


O veto beneficia emissoras de televisão que se veem prejudicas com a necessidade de ter que adequar parte da programação  a um pequeno número de habitantes do País, os moradores do Acre, parte do Amazonas e Pará.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido