Menu

Escândalo político

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Corre em segredo de justiça o pedido de cassação de um deputado estadual de um pequeno partido, por fatos que não podem ficar sem punição: envolve a falsificação da assinatura deste deputado, quando ainda era candidato, para efeito de registro eleitoral, feita por um dirigente partidário, porque o prazo para registro na justiça eleitoral estava esgotado e o candidato não se encontrava no Acre. 2012 pode estrear na política com o desfecho deste caso.


Jogo bruto


Virou jogo bruto, valendo do pescoço para baixo a briga entre o ex-deputado federal João Correia (PMDB) com o senador Sérgio Petecão (PSD) e dirigentes do PMDB. Ontem, um grupo ligado ao senador e ao PMDB, vasculhava para saber quanto de obras a empresa de construção INCA, da família de Correia, pegou do governo. Querem relacionar os contratos aos ataques dele aos setores da oposição. Pelo visto essa é uma briga que mal está começando.


Não captei


Considero-me com um bom grau de inteligência política, mas ainda assim não captei qual o ganho de espaços que o João Correia vai ganhar com essa briga: na minha avaliação, zero.


Vários diversos


Tenho ouvido vários e diversos comentários de segmentos que estão fora da política partidária criticando duramente João Correia pela virulência verbal, não recomendável a um intelectual.


Alto nível


Sou a favor da crítica, do debate duro, mas em alto nível, no mundo das idéias.


É “migué”


Na minha adolescência (se vão muitos anos), quando a coisa não era para valer, vinha logo o bordão: “isso é de migué”. Pois, “é de migué”, a candidatura própria do PP à PMRB.


Jogo de cena


Nem José Bestene, Alisson Bestene e tampouco o Apóstolo Ildson serão candidatos à PMRB.


Divisão clara


Aliás, no PP há uma divisão quanto a eleição do próximo ano: o deputado federal Gladson Cameli  é simpático se indicar o vice de Fernando Melo (PMDB) e  Bestene o de Tião Bocalon (PSDB).


Qual o problema?


Infantis as críticas de deputados e vereadores à reversão do SAERB para o Estado, que já paga a água que consome, as parcelas do empréstimo para a construção da ETA, qual o problema?.


Sem ideologia


O que a população quer é água jorrando na torneira, e água não tem ideologia.


“Deus me livre”


Perguntei ontem a um tucano do bico duro se a presidente do PTC, Gabriela Câmara (PSC), será vice de Tião Bocalon (PSDB). Resposta: “Deus me livre, se ele ganhar não terá paz”.


 


Confusão no balde


Na avaliação dessa fonte, a deputada federal Antonia Lucia (PSC), mãe da Gabriela Câmara, no mínimo iria querer indicar metade dos secretários de livre escolha ou o pau quebraria feio.


Nome bom


Nome novo entre os candidatos a vereador pelo PT: Marcelo Castro, filho do Tinel Macedo.


PRP é Tião


O deputado Astério Moreira (PRP) diz que seu partido não vai embarcar em aventuras na sucessão municipal e que se recusa a debater o assunto que não seja com o Tião Viana.


Deus e o diabo


Astério acha que o PRP não pode estar acendendo uma vela para Deus e outra para o Diabo.


Sem sentido


Astério observa ainda que, como foi dada carta branca para o governador Tião Viana comandar o processo sucessório, não há sentido de se participar e fazer reuniões paralelas.


Errata


O Afonso não é presidente do PTC, como saiu em nota na coluna, mas do PSDC.


Me divirto


Toda vez que vejo um dirigente de partido nanico arrotando rebeldia na FPA caio na risada, é cômico demais, a independência deles esbarra em suas nomeações para cargos de confiança.


Não é isso


A cúpula do PT não gostou da afirmação do deputado Luiz Tchê (PDT) de que ele nunca foi convidado para discutir a sucessão municipal e garante que, já participou de dois encontros.


Fim de papo


Com a derrota no TSE só vai restar ao prefeito cassado de Tarauacá, Wando Torquato (PP), esquecer de vez a sua volta à prefeitura, e tentar apoiar um candidato que vença a eleição.


Fora de discussão


Falando em Tarauacá, não há clima para a oposição sair com só uma candidatura a prefeito, pois, o PP de Wando Torquato não quer nem discutir apoio á prefeita Marilete Vitorino (PSD).


Precisam aprender


O presidente do PSDB, deputado federal Marcio Bittar, diz estar preocupado com a situação do interior e teme que com várias candidaturas a prefeito, a oposição  leva uma sova nas urnas.


 


Data final


Bittar defende que as direções partidárias têm de jogar duro no interior e se necessário negar legendas a quem insistir em ser candidato sem chance de vencer.


Prestação de contas


Ontem, o deputado federal Márcio Bittar (PSDB) fez a prestação de contas do seu mandato.


Um ano antes


Embora um ano da eleição, já começou no bastidor, a articulação para a presidência da Aleac. O deputado Luiz Tchê (PDT) é um postulante declarado a já pede votos dos colegas.


És temprano


É cedo, muito cedo, essa é uma eleição que se decide na última semana antes da votação.


Alisson bestene


É o nome defendido pelo ex-deputado José Bestene para ser o vice de Tião Bocalon (PSDB).


Nomes definidos


2012 vai se iniciar com o quadro municipal definido, no tocante a candidatos. O PMDB vai de Fernando Melo à PMRB, o PT de Marcus Alexandre, o PSDB de Tião Bocalon, e fechando, Luiz Calixto (PSL). Se surgir outro nome é purar figuração. Daí sairá o novo prefeito.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.