Conecte-se agora

Prefeito de Porto Walter paga 13º antecipado e inaugura obras

Publicado

em

O prefeito de Porto Walter, Neusari Pinheiro (PT), terminou de pagar o décimo terceiro dos servidores da prefeitura no último dia 8. O pagamento começou no dia 5, pela Educação e Saúde.

Porto Walter é um dos municípios do Acre onde a vida é dificultosa por um detalhe geográfico: a cidade se localiza a oeste de Cruzeiro do Sul e seu acesso só é possível por água, pelo rio Juruá, ou por avião.

Por causa da localização e do acesso é que o município já foi contemplado com o programa Ruas do Povo, mas nenhum tijolo foi sentado ainda porque a prefeitura aguardava a cheia do rio. Esses dias é que começaram a chegar as primeiras balsas.

Sem levar em consideração as dificuldades de acesso a Porto Walter, diz o prefeito da cidade, é que algumas pessoas fazem juízo de valor das administrações de forma equivocada. Muito menos reparam nas melhoras gradativas, por exemplo, realizadas desde que ele assumiu a prefeitura.

Quando se elegeu a primeira vez em Porto Walter os adversários políticos de Neusari Pinheiro tinham deixado os servidores provisórios da prefeitura com salários atrasados havia oito meses e os funcionários permanentes com cinco meses. “Hoje pagamos em dia, até antecipado”, comemora  o prefeito.

Como cumpriu as obrigações financeiras do exercício 2011, o prefeito Neusari Pinheiro desceu ontem para Porto Walter com o objetivo de passar o resto do ano inaugurando obras. Diversas escolas do interior, inclusive nos afluentes do rio Juruá, foram transformadas de velhas palhoças de madeira por construções em alvenaria.

“Portanto, para criticar a gente as pessoas precisam primeiro buscar melhores informações. Os adversários políticos podem criticar, mas não podem ser injustos”, diz o prefeito.

Evandro Cordeiro

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Juiz propõe assinatura contra as fake news nas eleições 2020

Publicado

em

O Juiz da 9ª Zona Eleitoral, Giordane Dourado, como ação preparatória para as eleições, está convocando candidatos e representantes dos partidos políticos/coligações para participarem da reunião que acontece na terça-feira, da próxima semana, dia 29 de setembro de 2020, às 09h, no auditório da Superintendência da Polícia Federal no Acre, em Rio Branco.

O objetivo é publicizar as vedações que a legislação eleitoral impõe aos partidos e candidatos, bem como de dialogar com os os agentes que concorrerão no pleito deste ano para a prevenção de infrações à legislação eleitoral.

Por conta da pandemia da Covid-19, o magistrado delimita a fica limitada a participação de 2 (dois) representantes por partido ou coligação, a participação de 2 (dois) candidatos por partido que tenham candidatos proporcionais e apenas 1 1 (um) advogado por partido ou coligação. Todos os candidatos majoritários poderão participar.

Acontece que durante a reunião, Giordane Dourado vai propor uma novidade na eleição deste ano. A justiça eleitoral vai propor a assinatura de um pacto entre todos os candidatos, partidos e coligações de combate à desinformação (fake news) no período eleitoral, mediante a assinatura de um termo de compromisso.

“Queremos mostrar que a justiça eleitoral está atenta e não vamos permitir fake news nestas eleições. Vamos chamar a todos para um grande pacto para que cada faça sua parte e tenhamos uma eleição limpa, sem informações falsas”, afirma Dourado.

Os candidatos e partidos não serão obrigados a assinarem o pacto, mas como soaria, no mínimo, estranho que alguma agremiação partidária ou candidato não defendesse o fim das fake news, a expectativa é que todos assinem o documento.

Continuar lendo

Acre

Duarte ataca Minoru: “deixem as máscaras para a pandemia”

Publicado

em

O candidato à prefeitura de Rio Branco pelo MDB, Roberto Duarte, usou novamente as redes sociais nesta segunda-feira, 21, para atacar o também candidato a prefeito Minoru Kinpara (PSDB). Não é a primeira vez que Duarte usa sua campanha para criticar o posicionamento político e ideológico do adversário.

Durante um vídeo, o advogado e deputado estadual diz que não adianta Minoru “mostrar uma nova face”. “Pois ele [Minoru] esteve à frente do PT e da Rede nesses últimos anos. Deixem as máscaras para a pandemia”, exclamou.

O emedebista reclama também que a população paga o preço por um modelo “enganoso” de gestão, que segundo ele, Kinpara fez parte. “Que se perpetuou no poder ao longo dos últimos 20 anos no nosso estado. Passadas duas décadas sendo governados por gestões esquerdistas, todos sentimos na pele que não deu certo”.

Para Duarte, a “esquerda acendeu um sonho de que a vida melhoraria com a florestania e isso foi uma ilusão ao povo do Acre. O atual candidato a prefeito do PSDB defendeu a florestania durante mais de 20 anos e hoje pousa no ninho tucano achando que mudou seus princípios. A gente precisa saber onde ele está, para onde ele vai e quais são os princípios ideológicos. É aquela história: troca de time toda hora”, concluiu.

Durante a convenção partidária que oficializou o nome de Minoru como candidato a prefeito de Rio Branco pelo PSDB, o ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) garantiu que não se preocupa com críticas proferidas pelos concorrentes e que seus únicos problemas hoje são “os problemas de Rio Branco”.

Continuar lendo

Acre

De 90 leitos de UTIs para Covid-19, 25 estão ocupados no Acre

Publicado

em

A taxa geral de ocupação de leitos de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para pacientes com a Covid-19 no Acre está em torno de 27,8%. Os dados são do boletim desse domingo, 20, divulgados no Boletim de Assistência ao Enfrentamento da Covid-19, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

O boletim mostra a ocupação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), por especialidade do leito e por regional. Segundo dados oficiais, das 127 internações em leitos do SUS, 80 testaram positivo para Covid-19, ou seja, a maioria das pessoas que buscam atendimento médico foram infectadas pelo vírus.

Na região do Baixo Acre, que engloba as cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e Acrelândia, das 70 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 23 estão ocupadas registrando uma taxa de ocupação de 32,9%.

Já região do Juruá, que engloba Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo, dos 20 leitos de UTI existentes, dois estão ocupados, registrando 10% de ocupação. Os leitos clínicos somam 95 e 16 estão ocupados, registrando 16,8% de ocupação.

Já regional do Alto Acre, que engloba as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, apenas três leitos de enfermaria estão ocupados, num total de 19 leitos disponíveis. A regional do Alto Acre é a única que não tem leitos de UTI para a Covid-19.

Continuar lendo

Acre

Tarauacá passa dos 2 mil casos de infecção pelo coronavírus

Publicado

em

O município de Tarauacá, situado na regional Tarauacá/Envira, passou dos 2 mil casos de contaminação pelo novo coronavírus nesse final de semana. A cidade está agora com 2.025 exames que deram positivo para Covid-19, se tornando o terceiro município com mais casos confirmados da doença no Acre, até o momento.

Rio Branco e Cruzeiro do Sul seguem na frente em número de exames positivos, com 10.404 e 3.381, respectivamente. Nesse domingo, 20, o Acre 27.079 casos em todos os municípios e chegou a 449 óbitos por conta do vírus.

O Acre, até o momento, registra 69.101 notificações de contaminação pelo novo coronavírus, sendo que 41.976 casos foram descartados. Ainda, 46 testes de RT-PCR seguem aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 24.298 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 80 seguem hospitalizadas.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas