Menu

Pesquisar
Close this search box.

Expectativa do consumidor permanece estável em dezembro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A confiança do consumidor permaneceu estável entre os dias 2 e 5 deste mês, na comparação com a pesquisa anterior,  feita entre os dias 17 e 21 de novembro, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que hoje (15) divulgou o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec). Em dezembro, o índice ficou em 113,4 pontos, igual ao de novembro. Segundo a CNI, o índice está acima da média histórica, mas 3,2% abaixo do de dezembro de 2010.


Compõem o Inec expectativas sobre desemprego, compras de bens de maior valor, renda pessoal e inflação, além de uma avaliação da situação financeira e do endividamento no período pesquisado. Pela metodologia da CNI, o aumento do indicador reflete melhora no item avaliado.

Anúncios


Em novembro, a expectativa de desemprego entre os consumidores passou de 126,9 pontos para 123,7 pontos. No item renda pessoa, a expectativa passou de 114,9 pontos para 115,9 pontos e, no caso da inflação, de 102,1 pontos para 105,4 pontos. A situação financeira foi de 114,4 pontos para 114,7 pontos e a de compra de bens de maior valor, como móveis e eletrodomésticos, de 114,5 pontos para 114,9 pontos. Houve recuo de 107,4 pontos para 105,5 pontos na expectativa de endividamento.


Para a CNI, o pessimismo dos brasileiros quanto ao desemprego e ao endividamento está comprometendo as compras de Natal.


Recentemente, o governo anunciou medidas para estimular o consumo como forma de combater os efeitos da crise mundial na economia brasileira. Foram reduzidos o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da chamada linha branca e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de operações de crédito.


A pesquisa da CNI for realizada pelo Ibope entre os dias 2 e 5 deste mês.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido