Menu

Jorge Viana alerta para situação de refugiados haitianos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Jorge Viana (PT-AC), em discurso nesta quarta-feira (14), pediu a atenção dos Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores para a situação dos 728 refugiados haitianos que estão acampados na cidade de Brasileia, distante cerca de 200 quilômetros da capital do Acre, Rio Branco.


Apesar de o governo estadual estar prestando atendimento aos refugiados, a prefeitura local não tem condições de lidar com os acampados, e a situação só vem se agravando, disse o senador. Um dos temores, segundo ele, é que ocorra algum problema de saúde com os haitianos, o que também acabará expondo os moradores de Brasileia.

Publicidade

Jorge Viana disse que esse não é problema estadual. Ele lembrou que o Brasil chefia a força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, afirmando que a ONU, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o governo brasileiro precisam tomar uma atitude. Ele solicitou que os Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores enviem funcionários de seus quadros qualificados para tratar “de um tema tão delicado”.


Na avaliação do senador, a situação chegou a um ponto insuportável, e há o risco de o Brasil atrair a atenção do mundo inteiro, graças à situação lastimável vivida pelos refugiados na fronteira entre Acre, Bolívia e Peru. Jorge Viana também prometeu levar o assunto para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.


Da Redação / Agência Senado


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido