Menu

Equipe de saúde vai fazer “adesivaço” em Rio Branco para alertar perigo da dengue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De novembro a março, período que é marcado por fortes chuvas, os casos de dengue no município de Rio Branco apresentam um crescimento significativo. A maior preocupação do Poder Público é que 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas das pessoas. Para tentar mudar esse cenário, este ano as campanhas se dividiram em três etapas.


Em Janeiro foi lançada a primeira parte da Operação Contra Dengue com o envolvimento de 151 profissionais do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre – Deracre e 80 da Secretaria de Serviços Urbanos – Semsur, através de um arrastão de limpeza em toda a cidade. Desta ação foram retiradas mais de 8 mil toneladas de entulhos das ruas e casas por toda cidade, além da contratação de mais Agentes de Vigilância em Saúde para intensificação das visitas domiciliares para orientação, eliminação e tratamento de depósitos.

Publicidade

Na segunda etapa, o projeto “Prevenção Sim, Dengue Não! A Guerra Continua…” o Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco ofereceram palestras em todas as escolas estaduais e municipais da área urbana de Rio Branco. Nesta atividade, mais de 18 mil alunos receberam informações sobre dengue.


“Dengue: a guerra não pode parar – combata a dengue dentro de casa” foi o título da terceira campanha lançada no começo de novembro com o “DIA D” de combate a doença. Uma pesquisa constatou que 71% dos focos do mosquito estão em depósitos para armazenamento de água nas residências e 15% em pequenos depósitos móveis (baldes, bacias, garrafas servíveis e outros). Neste período, a Secretaria Municipal de Saúde, através de uma parceria com ongs, igrejas, instituições, escolas e comerciantes distribuiu tampas de caixas d’agua e levou orientações sobre os cuidados que deve se tomar para evitar a doença.


Mas a mobilização não parou! No próximo dia 16 às 8 da manhã, a Secretaria Municipal de Saúde realiza um grande “adesivaço” nos sinais da Biblioteca Pública e em frente ao IMAC com a distribuição de materiais informativos e adesivos.  A ação conta com a parceria do Central de Articulação das Entidades de Saúde – CADES.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido