Menu

Equipe do Into realiza cirurgias de prótese de quadril em mais um mutirão no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Essa é a quinta vez que uma equipe do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), órgão do Ministério da Saúde, realiza mutirão de cirurgias no Acre somente este ano. Até a próxima sexta-feira, 16, cerca de 30 pacientes que estavam na fila aguardando encaminhamento para tratamento fora de domicilio serão operadas no Hospital das Clínicas do Acre.


As cirurgias de implantação de prótese de quadril de baixa e média complexidades fazem parte do projeto do governo do Estado de zerar, até maio de 2012, o número de pacientes que já têm laudos da especialidade e necessitam de encaminhamento para cidades como Brasília, São Luís (MA), São Paulo ou Rio de Janeiro.

Publicidade

A equipe composta por 17 pessoas, entre elas nove médicos especialistas na área de cirurgias de quadril, recebe o reforço dos profissionais da área de ortopedia do Acre. Inicialmente, os 42 pacientes que tinham previsão de cirurgia nessa etapa foram avaliados no domingo para confirmação de diagnóstico. São pessoas com artrites, artrites reumatoides ou vítimas de acidentes com sequelas de fraturas, por exemplo. Casos de complexidade mais simples entraram na lista dos que serão operados até sexta-feira. Os de alta complexidade terão que esperar por uma vaga para operar na própria unidade do Into.


O auxiliar de enfermagem Moisés Valente foi um dos primeiros a passar pela sala de cirurgia na manhã  desta terça-feira. Ele apresentava um problema no joelho que se não fosse tratado logo poderia ocasionar lesões no quadril. Moisés andava e trabalhava com dificuldade. Há um ano e um mês na fila aguardando para TFD, já estava economizando para tentar pagar uma cirurgia particular por não acreditar que teria o problema solucionado tão cedo. Diz que valeu a pena ter esperado. “Fui muito bem atendido. A equipe é muito bem preparada e acho que foi rápido. Agora é só fazer fisioterapia e o melhor foi ter sido tratado aqui no Acre”, diz, acompanhado do pai Osmar Valente. Continue lendo AQUI


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido