Menu

Continuam ameaças de morte em região investigada pela Força Nacional

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Carta revela novas lideranças ameaçadas de morte na região do seringal Macapá, no ramal Puerto Alonso, na BR 317. Luzia Santos e Cosme Capistano, segundo a denúncia, são os próximos da lista que já executou 25 lideranças em Boca do Acre. Capistano foi eleito presidente da Associação dos Produtores Rurais Agros Extrativistas. Ele vem sendo ameaçado desde o dia 04 de novembro.


– Dois homens me procuraram em minha casa e disseram que voltariam em uma reunião fortemente armados e que saberiam como resolver os problemas – disse Capistano.

Publicidade

Segundo a carta enviada as representações dos trabalhadores rurais, uma emboscada foi armada para o senhor Everaldo Vieiro Melo, de 44 anos. Melo deveria ser morto no trajeto para uma reunião que aconteceria dia 26 de novembro, na casa do Raimundo do Ibama.


– Era uma emboscada, Melo iria ser morte antes de chegar ao local – denuncia Capistano.


Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Boca do Acre. Os produtores pedem providências. A região está incluída no trabalho de investigação feito da Força Nacional que teve período de permanência prorrogado pelo Ministro da Justiça.


O governo federal autorizou o uso da Força Nacional para intervir no conflito agrário na região Norte do país depois do assassinato de quatro agricultores. O Planalto também criou um grupo interministerial para monitorar os casos de violência rural na região e promete agilizar o processo de regularização agrária na Amazônia.


A carta foi encaminhada ao ouvidor agrário nacional, Gercino Silva.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido