Menu

Pesquisar
Close this search box.

Servidor do Cecon denuncia uso de insumos incorretos para revelação de mamografias

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O sistema público de saúde do Acre é uma infindável fonte de denúncias. Um servidor do Centro de Controle em Oncologia do Acre (Cecon) apresentou a reportagem de ac24horas, um grave problema, que se estiver for confirmado pode estar contribuindo de forma negativa para a saúde das mulheres que fazem a mamografia no órgão público.


Segundo o funcionário público, [que pediu para ter o nome preservado por medo de represálias] durante uma conversa numa roda de médicos do Estado, os profissionais comentaram que o mamógrafo do Cecon estaria funcionando há muito tempo sem o material correto para revelação das mamografias.

Anúncios


A determinação segundo o servidor seria dos próprios gestores da Saúde. “O uso do material de baixa qualidade é de conhecimento dos gestores da Saúde. O material para revelação de radiografias, não é de boa qualidade, fazendo com que os exames feitos no Cecon, não detectem os nódulos menores e mais fáceis de ser curados”, denuncia o servidor.


Na mesma denúncia, o funcionário público afirma que “também está sendo feito um reaproveitamento das lâminas utilizadas no preventivo das mulheres. Isto é um crime contra a população e precisa ser investigado”, questiona o denunciante que aponta outra irregularidade no uso dos produtos químicos utilizados pelo Cecon.


“Todos os produtos químicos que necessitam de regulamentação da Polícia Federal, mas isso não acontece. O material está sendo comprado e utilizado sem a devida autorização. A Sesacre, já foi advertida uma vez e continua utilizando os produtos sem a devida autorização, colocando em dúvida a qualidade dos exames realizados”, enfatiza o funcionário do Cecon.


Com medo de sofrer retaliações em seu setor de trabalho, o servidor pede que seja feita uma denúncia no Ministério Público Estado (MPE), sobre as supostas irregularidades apontadas por ele, na realização dos exames para detectar o câncer de mama.


Assessoria da Sesacre afirma que as denuncias são infundadas


A reportagem procurou a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde (Sesacre), para saber qual seria a versão dos gestores em relação às denuncias do funcionário do Secon. Todas as supostas irregularidades foram refutadas sobre utilização de materiais inadequados e reutilização das lâminas utilizadas para coleta de materiais.


Segundo a assessoria técnica do gabinete da secretária Suely Melo, todas as lâminas, inclusive as que vêm do interior são lidas e arquivadas, por isso não têm como ser reaproveitadas. Conforme determina a Lei, as lâminas com resultado negativo são arquivadas por pelo menos cinco anos e as com resultado positivo por pelo menos 21 anos.


Quanto ao material utilizado no mamógrafo para revelação, de acordo com a Sesacre, é de primeira qualidade, da marca Fuji Film. E por último, o responsável técnico do Estado, o farmacêutico bioquímico Robson Fujihara é habilitado e registrado na Polícia Federal para fazer esse controle e regulação dos insumos.


Os gestores do sistema de saúde pública do Acre se colocaram a disposição para qualquer tipo de esclarecimento, referente a denuncias.


Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido